terça-feira, janeiro 30, 2007

O Caminho é a vida em Jesus, imagem de Deus Pai

Há dois caminhos para o ensino e para a acção: o da luz e o das trevas. É grande a distância entre esses dois caminhos. Ao longo de um deles, estão os anjos de Deus, transportando a luz; no outro, estão os anjos de Satanás...
Eis o caminho da luz. Quem quiser caminhar por ele até ao fim terá de se aplicar à sua tarefa. Este é o conhecimento que nos foi dado para avançarmos nesse caminho: amarás aquele que te criou, temerás o que te modelou, glorificarás o que te resgatou da morte, serás simples de coração e rico de espírito. Não te ligarás aos que pisam o caminho da morte... Não te exaltarás mas serás sempre humilde. Não procurarás glória em nada, não tramarás maus desígnios contra o teu próximo... Não farás acepção de pessoas insistindo sobre as suas faltas. Serás manso e pacífico e respeitarás as palavras que tiveres ouvido. Não guardarás rancor ao teu irmão. Não te interrogarás sobre o que o amanhã te reserva. Não invocarás em vão o nome do Senhor; amarás o teu próximo mais do que à vida. Não praticarás o aborto e não farás morrer o recém-nascido... Acolherás os acontecimentos da tua vida como benefícios, sabendo que nada te acontece fora de Deus...
Partilharás tudo com o teu próximo, sem a nada chamar o teu próprio bem (Act 4,32). Porque, se pondes em comum os bens incorruptíveis, quanto mais os que desaparecem... Até ao fim odiarás o mal... Julgarás com equidade. Não criarás divisão mas restabelecerás a paz reconciliando os adversários. Confessarás o teu pecado. Não virás rezar com má consciência.
Epístola dita de Barnabé (cerca de 130)

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Amar a Deus, ao próximo e a si mesmo

Ama-te a ti mesmo, tal como te criou Aquele que te amou. Despreza-te, tal como te fizeste a ti mesmo. Submete-te ao que está acima de ti; despreza o que está abaixo de ti. Ama-te a ti mesmo da mesma forma que te amou Aquele que se entregou por ti.Despreza-te, por teres desprezado o que Deus fez e amou em ti...
Queres guardar sempre Deus no teu espírito? Olha-te tal como Deus te fez. Não vás à procura de um outro tu, não te tornes outro diferente daquilo que Deus te fez. Assim, terás sempre Deus no teu espírito.
Santo Antonio

sábado, janeiro 27, 2007

"Nenhum profeta é bem recebido na sua pàtria"

"Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?» Disse-lhes, então: «Certamente, ides citar-me o provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo.' Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaúm, fá-lo também aqui na tua terra.» Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.»
Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho." Sao Lucas 4, 21-30

Cristo quis levar para Si o mundo inteiro e conduzir para Deus Pai todos os habitantes da terra... As gentes vindas do paganismo, enriquecidas pela fé em Cristo, beneficiaram do tesouro divino da proclamacão que traz a salvação. Por ela, tornaram-se participantes do Reino dos céus e companheiros dos santos, herdeiros das realidades inexprimíveis (Ef 2, 19. 3,6)... Cristo promete a cura e o perdão dos pecados aos que têm o coração partido, e dá a vista aos cegos. Como poderiam não ser cegos os que não reconhecem Aquele que é o verdadeiro Deus? Não está o seu coração privado da luz divina e espiritual? A eles o Pai envia a luz do verdadeiro conhecimento de Deus. Chamados pela fé, conheceram-nO; mais ainda, eles foram reconhecidos por Ele. Quando eram filhos da noite e das trevas, tornaram-se filhos da luz (Ef 5,8), pois o dia iluminou-os, o Sol da justiça ergueu-se para eles (Ml 3,20), e a estrela da manhã apareceu-lhes em todo o seu esplendor.
Nada, portanto, se opõe a que apliquemos tudo o que acabamos de dizer aos filhos de Israel. Também eles, com efeito, tinham o coração partido, eram pobres e como que prisioneiros, e cheios de trevas... Mas Cristo veio anunciar os benefícios do Seu advento, precisamente aos descendentes de Israel, antes de todos os outros, e proclamar, ao mesmo tempo, o ano da graça do Senhor (Lc 4,19) e o dia da recompensa.
O ano da graça, é aquele em que Cristo foi crucificado por nós. É que foi então que nos tornámos agradáveis a Deus Pai. E damos fruto em Cristo, como Ele mesmo nos ensinou: «Amen, amen, eu vo-lo digo: se o grão de trigo deitado à terra não morrer, ficará só; mas, se morrer, dará fruto mais abundante» (Jo 12,24). Ele disse ainda: «Quando eu for elevado da terra, atrairei a mim todos os homens» (Jo, 12,32). Em verdade, ele retomou a vida ao terceiro dia, depois de ter calcado com os pés o poder da morte. Depois, disse aos seus discípulos: «Todo o poder me foi dado sobre o céu e sobre a terra. Ide! De todas as nações fazei discípulos» (Mt 28, 18-19).

Sao Cirilo de Alexandria (380-444)
Bispo, Doutor da Igreja

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Testemunho de uma Enfermeira

Uma enfermeira que deixou de ajudar em abortos, comentou sobre o seu trabalho numa clínica de abortos:
“Uma das nossas tarefas era contar os pedaços. . . . Se a mulher vai para casa com pedaços do bébé ainda no útero, podem surgir problemas graves. Eu examinava cuidadosamente os pedaços para ter a certeza de que havia dois braços, duas pernas, o tronco, a cabeça. . . . Tenho quatro filhos. . . . Havia um enorme conflito entre a minha vida profissional e a minha vida pessoal que eu não conseguia conciliar. . . . O aborto é uma questão difícil.”

Se o aborto não é um assassinato de um ser humano, porquê o sentimento de culpa? Se não é um ser humano, porquê que a consciência incomoda tanto algum pessoal médico?
Claro que muitos não são incomodados pela consciência e depois de abortarem/assassinarem uns quantos inocentes, são capaz de ir para sua casa, e dormir um sono descansado, mas isso não significa que não cometeram algo horrivel.
Assim como dorme descansado o serial Killer, ou aquele que raptou uma criança e depois a viola, tortura e mata com requintes de malvadez, sem que a sua consciência o acuse, pois no outro dia, continua á procura de mais vitimas com a maior das naturalidades!!
A eles, aplica-se o que a Biblia diz: "Ficaram além de todo o senso moral." Que é o que caracteriza muitos na sociedade actual.

Anònimo

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Aborto

Peço desculpa aos mais sensìveis, mas è esta a realidade do aborto...

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Oportunidade para TODOS

«Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu.» (Sao Mateus 19, 14)
Apòs a concepçao, ja existe um ser humano, porque nasceu de uma relaçao a tres: pai, mae, e Deus, criador da Vida. A partir do primeiro dia, jà temos definidos a nossa personalidade e tantas outras coisas. Deus diz-nos que jà nos conhece ainda no ventre materno; nao è so a partir das 10 semanas, mas sim desde o primeiro momento: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei”. (Jeremias 1,5)
Deus disse: amai-vos e multiplicai-vos; Ele nao disse: amai-vos e matai-vos.
Nao se pode resolver um problema de um ser humano matando outro.
Criemos condiçoes sim, para que todas as mulheres tenham o apoio necessàrio para gerar no seu seio a vida, e nao a morte. È importante investir sim, no acompanhamento, antes e depois do parto.
Deixemos vir ao mundo todos os seres humanos. Deixar que tenham uma oportunidade de conhecer Cristo. Conhecer aquele que è o Dono da Vida, para que possam beber da fonte de Amor e de Felicidade que Dele brota.
Nelson Viana

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Saber Perdoar

Cristo pede-nos duas coisas: condenar os nossos pecados e perdoar os dos outros; fazer a primeira coisa por causa da segunda, que será então mais fácil, pois aquele que pensa nos seus pecados será menos severo para com o seu companheiro de miséria. E perdoar não só de boca, mas do fundo do coração, para não virar contra nós próprios o ferro com que julgamos atingir os outros. Que mal pode fazer-te o teu inimigo, que seja comparável ao que tu fazes a ti próprio com a tua aspereza?
Considera pois quantas vantagens retiras duma injúria humildemente sofrida e com doçura. Tu mereces assim, em primeiro lugar, e é o mais importante, o perdão dos teus pecados. Em segundo exercitas-te na paciência e na coragem. Em terceiro, adquires a doçura e a caridade, pois aquele que é incapaz de se zangar com os que lhe causaram desgosto, será ainda muito mais caridoso para com aqueles que o amam. Em quarto lugar, desenraízas inteiramente a cólera do teu coração, o que é um bem sem igual. Aquele que liberta a sua alma da cólera, desembaraça-a também, evidentemente, da tristeza: não gastará a sua vida em desgostos e vãs inquietudes. Assim, punimo-nos a nós mesmos ao odiarmos os outros; fazemos bem a nós mesmos ao amá-los. Desse modo todos te venerarão, mesmo os teus inimigos, ainda que sejam demónios. Melhor ainda, não terás mais inimigos, comportando-te assim.
Sao João Crisóstomo (cerca 345-407)
Bispo de Antioquia depois de Constantinopla; Doutor da Igreja

domingo, janeiro 21, 2007

JESUS: Cumprimento das Escrituras

"Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram, como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram Servidores da Palavra , resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expô-los a ti por escrito e pela sua ordem, caríssimo Teófilo, a fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído. Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»" ( Sao Lucas 1,1-4 ; 4,14-21 )
Sacia-te primeiro do Antigo Testamento para em seguida beberes do Novo. Se não beberes do primeiro, não poderás saciar-te do segundo. Bebe do primeiro para atenuares a sede que tens, do segundo para a estancares por completo.

Sacia-te da taça do Antigo e do Novo Testamento porque, em ambos os casos, é Cristo que bebes. Bebe Cristo, porque Ele é a vinha (Jo 15, 1), Ele é a rocha de onde brotou a água (1Co 10, 3), Ele é a fonte da vida (Sl 36, 10). Bebe Cristo, porque Ele é “o rio, cujos canais alegram a cidade de Deus” (Sl 45, 5), Ele é a paz (Ef 2, 14) e “do seu seio correrão rios de água viva” (Jo 7, 38). Bebe Cristo, para te saciares do sangue da tua redenção e do Verbo de Deus. O Antigo Testamento é a sua palavra, como o é o Novo Testamento. Bebemos e comemos a Sagrada Escritura; nessa altura, o Verbo Eterno desce às veias do espírito e penetra na vida da alma. “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Dt 8, 3; Mt 4, 4). Sacia-te, pois, deste Verbo, mas segundo a ordem que convém. Começa por bebê-Lo no Antigo Testamento, passando depois, sem tardar, ao Novo.

Ele próprio nos diz, como se tivesse pressa: “Povo que andas nas trevas, vê esta grande luz; tu que habitas uma terra de sombras, uma luz brilha para ti” (Is 9, 2). Bebe, pois, sem demora, e uma grande luz te inundará; não será a luz quotidiana do dia, do sol ou da lua, mas a luz que afasta as sombras da morte.

Santo Ambrósio (cerca 340-397)
Bispo de Milão e doutor da Igreja

sábado, janeiro 20, 2007

Ajuda de Berço

Caras amigas e amigos,
Digam a 10 amigos para dizerem a 10 amigos hoje!
A "Ajuda de Berço" que acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessita da nossa ajuda.
É um site que vive da publicidade que faz e são as empresas que o patrocinam que ajudam esta associação.
Só temos que mostrar que visitámos o site em questão.
Demora menos de um segundo a ir ao site e clicar no botão "UM COLO PARA CADA CRIANÇA".
Eis o endereço: http://www.arcidadania.org/
PASSEM A 10 AMIGOS, PARA PASSAREM A OUTROS 10 AMIGOS

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Rezar pela Paz

" O ABORTO é o PIOR INIMIGO DA PAZ "
Madre Teresa de Calcuta

Aquele que celebra sozinho no coração do deserto
É uma assembleia numerosa.
Se dois se unirem para celebrar entre os rochedos,
Aí estarão presentes milhões, miríades.
Se três se reunirem,
Um quarto estará no meio deles.
Se forem seis ou sete,
Estarão reunidos doze mil milhões.
Se se puserem em fila,
Encherão o firmamento de orações.
Se estiverem crucificados sobre a rocha,
E marcados com uma cruz de luz,
A Igreja estará fundada.
Se estiverem reunidos,
O Espírito plana sobre as suas cabeças.
E, quando terminam a sua oração,
O Senhor levanta-se e serve os seus servidores.
(Lc 12, 37; Jo 13, 4)
Santo Efrém (c. 306-373), diácono da Síria, doutor da Igreja

«Não pararemos enquanto for possível encontrar nas nossas cidades uma mulher que diga: Eu abortei porque não encontrei quem me ajudasse.»

http://pt.wikiquote.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1

quarta-feira, janeiro 17, 2007

SIM ou NAO

Com liberdade, responda a estas 10 perguntas. No final, some os "Sim" e os "Não". Terá descoberto, através deste Exercício de Amor, qual o sentido de voto que a sua consciência lhe pede.

1 - A uma mulher com dificuldades na vida, é a morte do filho que a sociedade oferece?
2 - Liberalizar o aborto torna a sociedade solidária?
3 - A mulher é mais digna, por poder abortar?
4 - Uma sociedade que nega o direito a nascer, respeita os Direitos Humanos?
5 - É maior o direito da mãe a abortar, do que o direito da criança a viver?
6 - Sem razão clínica, abortos são cuidados de saúde?
7 - Concorda que a saúde de outras mulheres fique à espera? (para que o aborto se faça até às 10 semanas)
8 - Aborto "a pedido da mulher". Há filho sem pai?
9 - Quem engravida gera um filho. Mata-se o filho?
10 - É-se mais humano às 10 semanas e 1 dia do que às 10 semanas?

Fonte: www.positivamentenao.com

terça-feira, janeiro 16, 2007

"Aumenta a nossa Fé" ( Lucas 17, 5 )

A palavra "Fé", sendo um só vocábulo, tem um duplo significado. Com efeito, há um aspecto da fé que diz respeito aos dogmas; trata-se do assentimento a determinada verdade. Este aspecto da fé é proveitoso para a alma, conforme diz o Senhor: "Quem ouve a Minha palavra e acredita Naquele que Me enviou tem a vida eterna"(Jo 5, 24).
Mas há um segundo aspecto da fé: a fé que nos é dada por Cristo como carisma, graciosamente, como dom espiritual. A um, o Espírito dá uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito; a outro, a fé, no mesmo Espírito; a outro, o dom de curas, nesse único Espírito (1Co 12, 8-9). Esta fé que nos é dada como graça pelo Espírito Santo não é, pois, apenas a fé dogmática, antes tem o poder de realizar aquilo que está para além das forças humanas. Quem possui esta fé, dirá a uma montanha: "Tira-te daí" e ela tirar-se-á. Porque, quando alguém pronunciar esta palavra com fé, sem vacilar em seu coração, mas acreditando que o que diz se vai realizar (Mc 11, 23), recebe a graça da sua realização. É acerca dessa fé que se diz: "Se tivésseis uma fé do tamanho de um grão de mostarda..." Com efeito, o grão de mostarda é minúsculo, mas encerra uma energia imensa; semente minúscula, desenvolve-se a ponto de estender ramos compridos e de poder mesmo abrigar as aves do céu ( Mt 13, 32). Assim também a fé realiza na alma as maiores façanhas num piscar de olhos.
Quando se encontra iluminada pela fé, a alma representa Deus e contempla-O, na medida do possível. Abarca os limites do universo e, antes do final dos tempos, avista já o juízo e o cumprimento das promessas.
São Cirilo de Jerusalém (313-350)
Bispo de Jerusalém, doutor da Igreja
"Parabéns" ( Video )

domingo, janeiro 14, 2007

A àgua transformada em vinho

"Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!» Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!» Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» Eles encheram-nas até cima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa.» E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era se bem que o soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!» Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele. Depois disto, desceu a Cafarnaúm com sua mãe, os irmãos e os seus discípulos, e ficaram ali apenas alguns dias." ( Sao João 2, 1-12)
Ao transformar em vinho a água que enchia as talhas, o Salvador fez duas coisas: forneceu uma bebida aos convidados do casamento e quis dizer que, pelo baptismo, os homens iam ficar cheios do Espírito Santo. Aliás, o próprio Senhor o declarou noutro altura ao dizer: “Deita-se o vinho novo em odres novos” (Mt 9,17). Os odres novos significam, com efeito, a pureza do baptismo, o vinho a graça do Espírito Santo.
Catecúmenos, prestai uma atenção particular. O vosso espírito, que ignora ainda a Trindade, assemelha-se à água fria. É preciso aquecê-la ao calor do sacramento do baptismo, como um vinho, para transformar um líquido pobre e sem valor, em graça preciosa e rica. Como o vinho, adquiramos bom paladar e aroma doce; então, poderemos dizer com o apóstolo Paulo: “Somos para Deus o bom odor de Cristo” (2Cor 2,15). Antes do seu baptismo, o catecúmeno assemelha-se à água que está imóvel, fria e sem cor…, inútil, incapaz de restabelecer as forças. Conservada por muito tempo, a água altera-se, fica estagnada, torna-se fétida… O Senhor disse: “Quem não renascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5).
O fiel baptizado é semelhante ao vinho vigoroso e rubro. Todas as coisas da criação se estragam com o tempo, só o vinho melhora ao envelhecer. Ele perde todos os dias a sua aspereza, e adquire um ‘bouquet’ macio, com um rico sabor. De igual modo o cristão, à medida que o tempo passa, perde a aspereza da sua vida pecadora, adquire a sabedoria e a benevolência da Trindade divina.
S. Máximo de Turim ( cerca 420), bispo

sábado, janeiro 13, 2007

Sò Jesus basta...

Simplicidade da nossa vida contemplativa: ela faz-nos ver o rosto de Deus em cada coisa, em cada ser, em toda a parte e sempre! E a sua mão, presente em cada acontecimento, faz-nos tudo realizar - a meditação e o estudo, o trabalho e a partilha, comer e dormir - em Jesus, com Jesus, por Jesus e à imagem de Jesus sob o olhar amoroso do Pai, enquanto estivermos dispostos a recebê-lo sob qualquer forma que ele revista.
Fico maravilhada pelo facto de que, antes de comentar a Palavra de Deus, antes de anunciar as Bem-Aventuranças às multidões, Jesus, enchendo-se de compaixão para com elas, as tenha curado e alimentado. E só depois lhes começou a dar o seu ensinamento.
Ama Jesus com generosidade, ama-o com confiança, sem olhares para trás de ti, sem apreensão. Dá-te inteiramente a Jesus. Ele tomar-te-á como instrumento para realizar maravilhas com a condição de que estejas infinitamente mais consciente do seu amor do que da tua fraqueza. Acredita nele, entrega-te nas suas mãos num ímpeto de confiança cega e absoluta, porque ele é Jesus. Acredita que Jesus, e só Jesus, é a vida; aprende que a santidade não é senão esse mesmo Jesus vivendo intimamente em ti; então ele será livre para fazer o que quiser contigo.
Beata Teresa de Calcutá

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Sabedoria de Jesus = Sabedoria de Deus

"Tendo chegado à sua terra, ensinava os habitantes na sinagoga deles, de modo que todos se enchiam de assombro e diziam: «De onde lhe vem esta sabedoria e o poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não estão todas entre nós? De onde lhe vem, pois, tudo isto?» E estavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria e em sua casa.» E não fez ali muitos milagres, por causa da falta de fé daquela gente." (Sao Mateus 13, 54-58)

Sempre que penso no grande mistério da vida oculta e humilde de Jesus durante os seus primeiros 30 anos, o meu espírito sente-se confundido, e faltam-me as palavras. Ah!, é realmente evidente: perante lição tão luminosa, não são apenas os juízos do mundo, são também os juízos e a maneira de pensar de muitos eclesiásticos que parecem completamente falsos, e se encontram realmente no lado oposto.Pela minha parte, confesso não ter ainda chegado a perceber. Na medida em que me conheço, tenho a impressão de não possuir senão uma aparência de humildade, e que o seu verdadeiro espírito, esse amor pelo apagamento de Jesus Cristo em Nazaré, o não conheço senão de nome. E dizer que Jesus passou trinta anos de vida oculta e que era Deus, que era o esplendor da substância do Pai (Hb 1, 3), que tinha vindo para salvar o mundo, e que fez tudo isso com o único fito de nos ensinar quão necessária é a humildade e quão necessário é praticá-la! E eu, que sou tão pecador e tão miserável, não penso senão em me comprazer comigo mesmo, em me comprazer com êxitos que me valem um pouco de honra terrena; não sou capaz, sequer, de conceber o mais santo dos pensamentos, sem que para ele deslize a preocupação com a minha reputação perante os outros. Em suma, só com grande esforço consigo habituar-me a esta ideia do verdadeiro apagamento, tal como Jesus Cristo o praticou e me ensina a praticá-lo.
Beato João XXIII (1881-1963), Papa

segunda-feira, janeiro 08, 2007

domingo, janeiro 07, 2007

A Luz do Mundo revelada às Nações

"Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.» Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho." (São Mateus 2,1-12)

“Levanta-te e resplandece, Jerusalém, chegou a tua luz!” (Is, 60, 1) Chegou realmente a tua luz; ela estava no mundo e o mundo foi feito por ela, mas o mundo não a conheceu. O Menino nascera, mas não foi conhecido enquanto o dia da luz não começou a revelá-lo. Erguei-vos, vós que estais sentados nas trevas! Dirigi-vos para esta luz; ela ergueu-se nas trevas, mas as trevas não conseguiram abarcá-la. Aproximai-vos e sereis iluminados; na luz vereis a luz, e dir-se-á sobre vós: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor” (Ef 5, 8). Vede que a luz eterna se acomodou aos vossos olhos, para que Aquele que habita uma luz inacessível possa ser visto pelos vossos olhos fracos e doentes. Descobri a luz numa lâmpada de argila, o sol na nuvem, Deus num homem, no pequeno vaso de argila do vosso corpo o esplendor da glória e o brilho da luz eterna!

Nós te damos graças, Pai da luz, por nos teres chamado das trevas à tua luz admirável. Sim, a verdadeira luz, mais do que isso, a vida eterna, consiste em Te conhecer, a Ti, único Deus, e ao Teu enviado Jesus Cristo. É certo que Te conhecemos pela fé, e temos como seguro que um dia Te conheceremos na visão. Até lá, aumenta-nos a fé. Conduz-nos de fé em fé, de claridade em claridade, sob a moção do teu Espírito, para que penetremos cada dia mais nas entranhas da luz! Que a fé nos conduza à visão face a face e que, à semelhança da estrela, ela nos guie até ao nosso chefe nascido em Belém.

Que alegria, que exultação para a fé dos magos, quando virem reinar, na Jerusalém das alturas, Aquele que adoraram em Belém! Viram-no aqui numa habitação de pobres; lá, vê-Lo-emos no palácio dos anjos. Aqui, nos paninhos; lá, no esplendor dos santos. Aqui, no seio de sua Mãe; lá, no trono de seu Pai.

Beato Guerric d'Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Carta de Deus (Video)

Reveillon XL

O Reveillon XL é uma passagem de ano diferente. Ocorreu entre os dias 30/12/06 e 01/01/07 na comunidade dos Missionários Combonianos em Coimbra_Areeiro. Um grupo de jovens oriundos de todos os pontos do país, alguns membros do grupo Fé e Missão outros convidados por amigos ou tendo participado em encontros gerais, aceitaram o desafio! O encontro teve como tema: "Vida: presente de Deus" onde houve lugar para reflexão sobre o ano que terminava e o olhar no horizonte do ano que se aproximava, brincadeira, divertimento, trabalho, actividades...tudo, sempre, com muita ALEGRIA.
Aqui ficam algumas fotos do encontro e uma oração de um dos participantes.

"Senhor,hoje assumo um compromisso: quero largar o que há de futil na minha vida e entregar-me, fazer uma opção de vida. Comprometer-me a olhar para a humanidade, procurando o teu rosto, e dar de mim todos os dias aos pobres de espirito, aos desalojados, doentes, aos que não tem familia, aos que vivem em bairro de lata, no fundo, naqueles em que Tu Te revelas. Com este compromisso que assumo perante todos, quero-Te seguir Jesus e assumir o SIM!"
Rute Cerqueira--Povoa de Santo Adrião (Rapariga do lado esquerdo, da foto acima)


Para mais informações, visitem o blog: http://www.fe-e-missao.blogspot.com/

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Imitar a paciência do Senhor

Nosso Senhor foi um modelo incomparável de paciência; suportou um demónio entre os seus discípulos (Jo 6, 70), até à sua paixão; e disse: "Deixai um e outro crescer juntamente, até à ceifa; não suceda que, ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo" (Mt 13, 29-30). Para figurar a Igreja, previu que a rede trouxesse para a margem, até ao fim do mundo, todo o tipo de peixes, bons e maus. E fez conhecer de muitas maneiras, fosse abertamente, fosse em parábolas, que haveria mistura de bons e de maus. E, contudo, declara que é necessário velar pela disciplina na Igreja quando afirma: "Se o teu irmão pecar, vai ter com ele repreeende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão" (Mt 18, 15).
Hoje em dia, porém, encontramos homens que apenas consideram os preceitos rigorosos, que mandam reprimir os perturbadores, não dar as coisas santas aos cães (Mt 7, 6), tratar como os publicanos aqueles que desprezam a Igreja (Mt 18, 17), cortar do corpo o membro escandaloso (Mt 5, 30). O zelo intempestivo destas pessoas perturba de tal maneira a Igreja, que gostariam de arrancar a cizânia antes do tempo, e a sua cegueira faz deles inimigos da unidade de Jesus Cristo.
Evitemos deixar entrar no nosso coração estes pensamentos presunçosos, procurar separar-nos dos pecadores, a fim de não nos mancharmos pelo contacto com eles, querer formar como que um rebanho de discípulos puros e santos; mais não faríamos do que romper a unidade, sob pretexto de não prestar atenção aos maus. Pelo contrário, recordemos as parábolas da Escritura, as suas palavras inspiradas, os seus exemplos admiráveis, por meio dos quais se nos mostra que, na Igreja, os maus estarão sempre misturados com os bons, até ao fim do mundo e ao dia do juízo, sem que a sua participação nos sacramentos seja prejudicial aos bons, desde que estes não tenham participação nos seus pecados.
Santo Agostinho

terça-feira, janeiro 02, 2007

Aprender com Jesus

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.» ( São Mateus 11, 28-30 )

Ó Jésus! Quando éreis Peregrino na terra dissestes: «Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas». Ó Poderoso Monarca dos Céus, sim, a minha alma acha o descanso ao ver-Vos, sob a forma e a condição de escravo (Flp 2,7), abaixar-Vos ao ponto de lavardes os pés aos apóstolos. Lembro-me então destas palavras que pronunciastes para me ensinardes a praticar a humildade: «Dei-vos o exemplo para que, aquilo que Eu vos fiz, o façais vós também; o discípulo não é mais do que o Mestre... Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes ao praticá-las» (Jo 13,15-17). Compreendo, Senhor, estas palavras saídas do Vosso Coração manso e humilde; quero praticá-las com o auxílio da Vossa graça.
Quero abaixar-me humildemente e submeter a minha vontade à das minhas Irmãs, sem as contradizer em nada e sem procurar saber se elas têm ou não o direito de me dar ordens. Ninguém, ó meu Bem-amado, tinha esse direito em relação a Vós e no entanto obedecestes não apenas à Santíssima Virgem e a São José, mas também aos Vossos algozes. Agora é na Hóstia que Vos vejo atingir o cúmulo dos Vossos aniquilamentos. Com que humildade, ó Divino Rei de glória, Vos submeteis a todos os Sacerdotes sem fazer qualquer distinção entre os que Vos amam e os que, desgraçadamente, são tíbios e frios no Vosso serviço. Ó meu Bem-amado, que doce e humilde de coração me apareceis sob o véu da branca Hóstia!...
«Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!» (Mt 11, 29).
Santa Teresa do Menino Jesus

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Como conhecer a Deus

Aquilo que o Senhor nos ensina é que ninguém pode conhecer a Deus a menos que Deus Se mostre; dito de outra maneira, não podemos conhecer a Deus sem o auxílio de Deus.
Mas o Pai quer ser conhecido: conhecê-Lo-ão aqueles a quem o Filho O revelar. Este revelar não designa apenas o futuro, como se o Verbo só tivesse começado a revelar o Pai depois de ter nascido de Maria; aplica-se à totalidade do tempo. Desde o começo que o Filho, presente na criação que Ele próprio modelou, revela o Pai a todos quantos o Pai deseja ser revelado, quando Ele deseja sê-lo, como Ele deseja sê-lo. Em todas as coisas, e através de todas as coisas, não há senão um Deus-Pai, um único Verbo, um único Espírito e uma única salvação para todos quantos crêem nele.
Com efeito, ninguém pode conhecer o Pai sem o Verbo de Deus, isto é, se o Filho não O revelar, nem conhecer o Filho sem o agrado do Pai (Mateus 11, 26). Ora, aquilo que, na Sua bondade, o Pai quer, cumpre-o o Filho: o Pai envia, o Filho é enviado, e vem. E este Pai infinito, que para nós é invisível, é conhecido pelo Seu próprio Verbo, que dá a conhecer Aquele que é inexprimível (João 1, 18).
Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208)
Bispo, teólogo e mártir
Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com