sábado, setembro 08, 2007

Evangelho do Dia - Ser discípulo de Cristo

"Seguiam com Ele grandes multidões; e Jesus, voltando-se para elas, disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo e não me tem mais amor que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo. Quem dentre vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a concluir? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não a podendo acabar, todos os que virem comecem a troçar dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não pôde acabar.' Ou qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para examinar se lhe é possível com dez mil homens opor-se àquele que vem contra ele com vinte mil? Se não pode, estando o outro ainda longe, manda-lhe embaixadores a pedir a paz. Assim, qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.»" (São Lucas 14, 25-33)
Escuta a voz de Deus que te impele a sair de ti para seguires a Cristo e serás um discípulo perfeito: "Quem não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu dicípulo". Que tens tu a dizer? Que podes responder a isto? Todas as tuas hesitações e as tuas questões caem diante desta única palavra; a palavra da verdade é a senda sublime por onde avançarás. Jesus disse ainda: "Quem não renunciar a todos os seus bens e não tomar a sua cruz para caminhar após mim, não pode ser meu discípulo". E, para nos ensinar a renunciar não apenas aos nossos bens, para o glorificarmos, e ao mundo, para o confessarmos diante dos homens, mas também à nossa vida, acrescentou: "Se alguém não renunciar a si mesmo, não pode ser meu discípulo"... Noutro lugar disse: "Quem perder a sua vida neste mundo, guarda-a para a vida eterna. Se alguém me servir, o Pai honrá-lo-á" (Jo 12, 25 sg). E disse ainda aos seus: "Levantai-vos. Partamos daqui" (Jo 14, 31). Por esta palavra mostrou que, tanto o seu lugar como o dos discípulos, não é aqui em baixo.
Senhor, onde iríamos então? "Ali onde eu estiver, que o meu servo esteja também" (Jo 12, 26). Se Jesus nos grita: "Levantai-vos, partamos daqui!", quem será suficientemente estulto para aceitar ficar com os mortos nos túmulos e permanecer entre os sepultados? Cada vez que o mundo quiser reter-te, lembra-te da palavra de Cristo: "Levantai-vos, partamos daqui!" Se estiveres vivo, esta voz chegará para te estimular. Cada vez que quiseres sentar-te, instalar-te, comprazer-te a ficar onde estás, lembra-te desta voz premente que te diz: "Levanta-te, partamos daqui!"
De todo o modo, terás de partir; mas vai como Jesus vai; vai porque Ele to diz e não porque a morte te leva contra a tua vontade. Quer queiras quer não, estás no caminho daqueles que partem. Parte então por causa da palavra do teu Mestre e não por simples constrangimento. "Levanta-te, partamos daqui!"... Porque te demoras? Cristo também caminha contigo.
Filoxeno de Mabboug (? - c. 523), Bispo na Síria

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com