domingo, setembro 23, 2007

Evangelho do Dia - "Tendes só um Mestre, ... o Cristo" (Mt 23,8)

Renuncia de São Francisco de Assis aos Bens Mundanos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis)

"...nenhum servo pode servir a dois senhores; ou há-de aborrecer a um e amar o outro, ou dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." (São Lucas 16, 1-13)

«Nenhum servo pode servir a dois senhores». Não quer dizer que haja dois: há um único Mestre. Porque, mesmo se há pessoas que servem o dinheiro, este, contudo, não possui qualquer direito para ser seu mestre; elas é que querem carregar o jugo da escravatura. Na verdade, não se trata de um poder justo mas de uma escravatura injusta. É por isso que Jesus diz: «Arranjem amigos com o dinheiro desonesto» para que, pelas nossas prodigalidades para com os pobres, obtenhamos o favor dos anjos e dos outros santos.

O intendente não é criticado: aprendemos assim que não somos senhores, mas apenas intendentes das riquezas de outrem. Embora tenha cometido uma falta, ele é louvado porque, dando aos outros em nome do seu senhor, conseguiu apoios. E Jesus bem fala de «dinheiro enganador», porque a avareza tenta as nossas inclinações pelas variadas seduções das riquezas, a ponto de nos querermos tornar seus escravos. É por isso que ele diz: «Se não sois dignos de confiança com os bens dos outros, quem vos dará o vosso?» As riquezas são-nos estranhas porque estão fora da nossa natureza; não nascem connosco, não nos seguem quando morrermos. Cristo, pelo contrário, é nosso porque é a vida... Não sejamos escravos dos bens exteriores porque apenas devemos reconhecer a Cristo como nosso Senhor.

Santo Ambrósio (c. de 340-397); Bispo de Milão e Doutor da Igreja

1 comentário:

Maria João disse...

E hoje em dia há muitos falsos mestres. Alguns estão na nossa vida e nem nos apercebemos. É o caso da carreira, do dinheiro, do sucesso...

beijos em Cristo

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com