quinta-feira, outubro 11, 2007

São Daniel Comboni

A Igreja celebrou ontem o dia de São Daniel Comboni. A sua paixão foi a evangelização da África, numa época em que isso significava viver cara a cara com a morte. Ele aceitou o desafio, resumindo a sua atitude no grito: " África ou morte! ". Aqui ficam algumas das suas palavras:
- "Nunca paixão alguma se radicou no meu coração, senão o amor pelos africanos... O primeiro amor da minha juventude foi a infeliz África Negra"
- "Estou inteiramente disposto a suportar, sem medo, a morte, com o mais atroz dos martírios, ainda que para salvar uma só alma da Nigrícia...; disposto a sofrer tudo, a ser réprobo, pela glória de Deus, mas a África tem de se salvar...; resolvido como estou, há trinta anos, a dar mil vezes a vida pela redenção da África"
- "Para implantar a cruz de Cristo no centro da África, teremos que padecer, ser desprezados, condenados e talvez morrer. Porque é lei constante da Divina Providência que as obras de Deus levem o selo da cruz. Sinto-me feliz na cruz que, levada de bom grado por amor a Jesus Cristo, conduz ao triunfo na vida eterna. Por Cristo, pouca coisa é o sofrimento e o próprio martírio".
- "O coração de Jesus é maior que a África inteira"
- "Quem confia em si mesmo, confia no maior burro do mundo... Tenho uma inquebrantável confiança naquele Deus por quem unicamente expus e exponho a minha vida, trabalho, sofro e morrerei "
- "Fixai bem: Comboni não pode viver senão para a África e para o que com ela se relaciona. Assim, quebrado pelas fadigas, o meu espírito sente a força do leão, e mais do que nunca estou firme e inabalável, a despeito de todos os obstáculos do universo, no meu inseparável grito de guerra: ou Àfrica ou morte!".

5 comentários:

Maria João disse...

É pena que este santo não seja tão conhecido...

beijos em Cristo

Comentário disse...

Surpresa para a nossa Elsa Nyny!

elsa nyny disse...

Lindo!
Que Grande Homem foi S.Daniel Comboni!!!

Olha por favor não ligues a mínima para a surpresa que andam por aí a anunciar!!!
Nós temos tanto trabalho para fazer, para quê preocupar-nos com coisitas tão pequenas, não é???

Entretanto há um novo desafio Por Darfur, vem colaborar!

Beijinhos!

Semina disse...

Gostei de ver este post sobre Daniel Comboni. Encontrei este blog por acaso e fiquei contente por ver que te entressas pelo exemplo deste grande homem. Também concordo que é pena não ser muito conhecido pois podia ser exemplo para muitos jovens corajosos. Sou seminarista comboniano, passa em seminacomb.blogspot.com.
Um abraço,
Francisco Martins

Ana Paula disse...

Hoje 22/08/2008 tive um sonho onde eu cantava o nome de São Daniel, como nunca havia ouvido falar, entrei na internet para pesquisar e percebi que fui tocada esta noite por este santo. Graças a Deus.

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com