quinta-feira, abril 05, 2007

FELIZ PÁSCOA


Que nesta Páscoa possamos meditar na Paixão, Morte e Ressurreição daquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

A Paixão está associada ao Caminho de sofrimento que nós temos de aceitar, enquanto fiés a Cristo; recordemos que Ele nos disse: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me" (Lucas 9, 23). Recordemos que Ele também nos disse que não somos desde mundo, por isso quem é desde mundo irá-nos perseguir para que nos afastemos do caminho que leva à Salvação e que é só um: o da Cruz. O próprio Pedro tentou o Senhor para que este não cumprisse a sua missão: " Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!" (Mateus 16, 22); isto passou-se quando Jesus revelou o que teria de sofrer. Por isso, é necessário aceitar o sofrimento com fé recordando as palavras do Mestre: " Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua " (Lucas 22, 42). Também São Paulo nos ensina que: "De bom grado, portanto, prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Por isso me comprazo nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias, por Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte" (2 Coríntios 12, 9-10). Paulo tem esta afirmação, porque antes o próprio Senhor lhe tinha dito: "Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza".

Em relação à Morte, podemos associar com a Verdade, pois nós sabemos que em Cristo, a morte não tem a última palavra, porque a Verdade é só uma: "Em verdade, em verdade vos digo: chega a hora - e é já - em que os mortos hão-de ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão" (João 5, 25). Lembremos também que só aqueles que praticaram boas obras é que ouvirão a voz de Jesus, isto porque: "O Pai... julga cada um consoante as suas obras...e fostes resgatados pelo sangue precioso de Cristo" (1 Pedro 1, 17-19).

Por último, é por demais evidente a comparação entre a Ressurreição e a Vida. Bastam estas palavras do Salvador: "Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto?" (João 11, 25-26). Cremos também nós nisto? Façamos nossas as palavras de Marta: "Sim, ó Senhor; eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo" (João 11, 27), e também as dos habitantes da Samaria: "nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo" (João 4, 42).

Nelson Viana

1 comentário:

RE GANIMI disse...

Parabéns pelo belo trabalho evangelizador!

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com