sábado, maio 12, 2007

Deus vive em nós

13 de Maio, Sexto Domingo de Páscoa
"Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou». «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.» «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer. "
(São João 14, 23-29)
"O Pai e eu, dizia o Filho, viremos a casa dele, quer dizer, a casa do homem que é santo, e iremos morar junto dele". E eu penso que era deste céu que o profeta falava quando dizia: "Tu habitas entre os santos, tu, a glória de Israel" (Sl 21, 4 Vulg). E o apóstolo Paulo dizia claramente: "Pela fé, Cristo habita nos nossos corações" (Ef 3, 17). Não é, pois, de surpreender que Cristo se deleite em habitar nesse céu. Enquanto que para criar o céu visível lhe bastou falar, para adquirir esse outro teve de lutar, morreu para o resgatar. É por isso que, depois de todos os seus trabalhos, tendo realizado o seu desejo, Ele diz: "Eis o lugar do meu repouso para sempre, é ali a morada que eu tinha escolhido" (Sl 131, 14)
Agora, portanto, "porquê te desolares, ó minha alma, e gemeres sobre mim?" (Sl 41, 6). Pensas que podes também encontrar em ti um lugar para o Senhor? Que lugar em nós é digno de tal glória? Que lugar chegaria para receber a sua majestade? Poderei ao menos adorá-Lo nos lugares onde se detiveram os seus passos? Quem me concederá ao menos poder seguir o rasto de uma alma santa "que Ele tenha escolhido para seu domínio"? (Sl 31, 12).
Possa Ele dignar-se derramar na minha alma a unção da sua misericórdia, para que também eu seja capaz de dizer: "Corro pelo caminho das tuas vontades, porque alargaste o meu coração" (Sl 118,32). Poderei talvez, também eu, mostrar-lhe em mim, senão "uma grande sala toda preparada, em que Ele possa comer com os seus discípulos" (Mc 14, 15), pelo menos "um lugar em que Ele possa repousar a cabeça" (Mt 8, 20).
São Bernardo (1091-1153)
Monge cisterciense e Doutor da Igreja

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com