domingo, maio 27, 2007

Domingo de Pentecostes

"Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»" (São João 20, 19-23)
Segundo o desígnio de Deus, no princípio, o Espírito de Deus encheu o universo, "desdobrando o seu vigor de um extremo do mundo ao outro e governando todas as coisas com doçura" (Sb 8,1). Mas, no que toca à sua obra de santificação, foi a partir do dia de Pentecostes que "o Espírito do Senhor encheu o universo" (Sb 1,7). Porque é hoje que este Espírito de doçura foi enviado pelo Pai e pelo Filho para santificar toda a criatura segundo um plano novo, uma maneira nova, uma manifestação nova do seu poder e da sua força.
Outrora, "o Espírito não tinha sido dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado" (Jo 7,39)... Hoje, vindo da sua morada celeste, o Espírito é dado às almas dos mortais com toda a sua riqueza, toda a sua fecundidade. Assim, este orvalho divino estende-se sobre toda a terra, na diversidade dos seus dons espirituais. E é justo que a plenitude das suas riquezas tenha escorrido para nós desde o alto dos céus, uma vez que, poucos dias antes, por generosidade da nossa terra, os céus tinham recebido um fruto de maravilhosa doçura... A humanidade de Cristo é toda a graça da terra; o Espírito de Cristo é toda a doçura do céu. Produziu-se então uma troca salvífica: a humanidade de Cristo subiu da terra ao céu; hoje, do céu desceu a nós o Espírito de Cristo...
Em todo o lugar o Espírito Santo age; em todo o lugar o Espírito toma a palavra. Sem dúvida que, antes da Ascensão, o Espirito do Senhor foi dado aos discípulos quando o Senhor lhes disse: "Recebei o Espírito Santo. Todos aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos". Mas, antes do Pentecostes, não se ouviu a voz do Espírito Santo, não se viu brilhar o seu poder. E o seu conhecimento não tinha chegado aos discípulos de Cristo, que não tinham sido confirmados na coragem, uma vez que o medo os obrigava ainda a esconder-se numa sala fechada à chave. Mas, a partir desse dia, "a voz do Senhor domina as águas.... cria lâminas de fogo... e todos exclamam: Glória!" (Sl 28, 3-9)
Aelred de Rielvaux (1110-1167)
Monge cisterciense inglês

1 comentário:

Anónimo disse...

É com grande alegria que sem querer me deparei com o teu blog. Sou professora de e.m.r.c. em Albufeira na escola dr. francisco cabrita - janelas do mar. O padre João esteve este ano aqui na escola a falar com os miúdos que ficaram sensibilizados para as missões. Desculpa, já me esquecia, sou a Mónica, tenho 31 anos, sou casada há 10 e tenho uma linda menina com 10 aninhos. Posso dizer que se sou feliz, hoje, devo-o a Deus, devê-mo-lo a Deus. Há 1 ano atrás eu e o meu ricardo fizémos o cursilho de cristandade e posso dizer que a nossa fé sofreu uma transformação imensa.
Olha vou deixar-te o meu email para contactarmos: jasmimlinda@sapo.pt
Até breve.
Saudações em Cristo Jesus.

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com