domingo, outubro 14, 2007

Evangelho do Dia - Dar glória a Deus

S. Cláudio la Colombière
"Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.» S. Lucas 17,11-19.
Ao meditar sobre o amor de Deus, fiquei muito tocado perante os bens que dele recebi desde o primeiro instante da minha vida até agora. Quanta bondade! Que cuidado! Que providência, tanto para o corpo como para a alma! Quanta paciência! Quanto doçura!... Deus fez-me penetrar, julgo, e depois ver claramente esta verdade: primeiro, que Ele está em todas as criaturas; segundo, que Ele é tudo o que nelas há de bom; terceiro, que nos faz todo o bem que delas recebemos. E pareceu-me ver este rei de glória e de majestade aplicado a aquecer-nos com a nossa roupa, a refrescar-nos com o ar, a alimentar-nos com a carne, a alegrar-nos com os sons e com os objectos agradáveis, a produzir em mim os movimentos necessários para viver e para agir. Que maravilha!
Quem sou eu, ó meu Deus, para ser assim servido por Vós, em todo o tempo, com tanta assiduidade e em todas as coisas, com tanto cuidado e tanto amor?! E Ele age igualmente em todas as outras criaturas; mas tudo isso para mim, como um intendente zeloso e vigilante que, em todos os lugares do reino, faz que trabalhem para o seu rei. O que é mais admirável é que Deus faz isso para com todos os homens, embora quase ninguém pense nisso, excepto algumas almas eleitas, algumas almas santas. Que ao menos eu pense nisso, que eu seja agradecido.
Imagino que, uma vez que Deus tem a sua glória como finalidade última de todas as suas obras, Ele faz todas estas coisas principalmente por amor dos que pensam nisso e nisso admiram a sua bondade, que por isso lhe estão gratos, que aproveitam tal ocasião para o amarem; os outros recebem os mesmos bens, como por acaso e por sorte... Deus concede-nos incessantemente o ser, a vida, as acções de tudo o que há de criado no universo. Eis a sua ocupação na natureza; a nossa deve ser receber sem cessar o que Ele nos envia por todos os lados e retribuir-lhe com acções de graças, louvando-o e reconhecendo que Ele é o autor de todas as coisas. Prometi a Deus que o farei tanto quanto puder.
S. Cláudio la Colombière (1641-1682)
Jesuíta

1 comentário:

Maria João disse...

Com o tudo que recebemos todos os dias, devíamos agradecer constantemente.

Pensemos bem no que Ele nos tem dado ao longo da vida. Aqui está uma óptima oração. Pensamos tanto no que Lhe queremos pedir... E, às vezes, só pedimos para nós, como se fossemos os únicos neste mundo...

Também podemos ganhar tempo a dizer "Obrigado!".

beijos em Cristo

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com