segunda-feira, outubro 15, 2007

A Igreja celebra hoje: Santa Teresa D' Ávila

Santa Teresa nasceu em Ávila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da sua Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. O “Castelo Interior” é o ensinamento maior da Santa. Fruto maduro da sua última jornada terrena, reflecte o estádio definitivo da sua evolução espiritual e completa a mensagem das obras anteriores. Aqui fica um breve excerto:
Primeira morada: entrar no castelo, converter-se, iniciar o trato com Deus (oração); conhecer-se a si mesmo e recuperar a sensibilidade espiritual.
Segunda morada: lutar; o pecado ainda cerca; persistem os dinamismos desordenados; necessidade de ancorar-se numa opção radical; progressiva sensibilidade na escuta da palavra de Deus (oração meditativa).
Terceira morada: a prova do amor. Estabelecimento de um programa de vida espiritual e de oração; manter-se nele; surgimento do zelo apostólico; mas sobrevêm a aridez e a impotência como estados de prova. "Prova- nos, Senhor, que sabes as verdades".
Quarta morada: brota a fonte interior, passagem à experiência mística; mas a sorvos, intermitentemente: momentos de lucidez infusa (recolhimento da mente) e de amor místico-passivo (quietude da vontade).
Quinta morada: morre o bicho-da-seda; a alma renasce em Cristo; estado de união por conformidade de vontades, manifestada especialmente no amor.
Sexta morada: o crisol do amor. Período extático e tensão escatológica. Novo modo de sentir os pecados. Cristo presente. Esponsal místico.
Sétima morada: Matrimônio Místico. Duas graças de ingresso no estado final: uma cristológica, outra trinitária. Plena inserção na acção. Plena configuração a Cristo crucificado. Cristo foi a meta em todo o processo, da primeira à última morada.
Fonte:
http://www.projetocrescer.net/osantodasemana_.asp?artigo=7
Ver ainda:
http://br.geocities.com/monjascarmelitas/castelo.html

2 comentários:

Maria João disse...

Noção diferente dos pecados...

É verdade. Quanto mais amamos Deus Pai e nos aproximamos Dele, mais facilmente percebemos os pecados, nem que sejam aqueles mais subtis. E porquê? Porque O amamos.

Grande santa da oração. Todos temos a aprender com ela...

beijos em Cristo

Anónimo disse...

VIDA E RENUNCIA
sabemos que a unica verdade de seguirmos os passos de jesus, é cada um de nos´nos esvaziarmos de nos mesmos,e deixar que o amor do proprio cristo almente em nos a cada dia.
santa tereza de jesus me ensina muito no meu disernimento da minha vitalidade.grande e ela nossa grande intersessora.

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com