quarta-feira, junho 06, 2007

Alegria Cristã

É muito importante apreender o segredo da alegria insondável que está em Jesus e que lhe é própria. Se Jesus irradia uma tal paz, uma tal segurança, uma tal alegria, uma tal disponibilidade, é por causa do amor inefável com que ele se sabe amado por seu Pai. Aquando do seu baptismo nas margens do Jordão, este amor, presente desde o primeiro instante da sua encarnação, manifesta-se: “Tu és o meu Filho muito amado; em ti pus todo o meu enlevo” (Lc 3, 22). Esta certeza é inseparável da consciência de Jesus. É uma presença que nunca o deixa só (Jo 16, 32). É um conhecimento íntimo que o preenche: “Assim como o Pai me conhece também eu conheço o Pai” (Jo 10, 15). É uma partilha incessante e total: “E tudo o que é meu é Teu, e tudo o que é Teu é meu” (Jo 17,10)… “Tu me amaste antes da fundação do mundo” (Jo 17, 24). Há ali uma relação incomunicável de amor, que se confunde com a sua existência de Filho e que é o segredo da vida trinitária: o Pai aparece aí como aquele que se dá ao Filho, sem reserva e continuamente, num ardor de alegre gratidão, no Espírito Santo.
E eis que os discípulos, e todos os que acreditam em Cristo, são chamados a participar desta alegria. Jesus quis que eles tivessem em si mesmos a plenitude da sua alegria (Jo 17, 13).: “Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que me amaste esteja neles e eu esteja neles também” (Jo 17,26).
Esta alegria de habitar no amor de Deus começa aqui em baixo. É a do Reino de Deus. Mas ela é concedida por uma via escarpada, que exige uma confiança total no Pai e no Filho, e uma preferência dada ao Reino. A mensagem de Jesus promete antes de tudo a alegria, esta alegria exigente; não começa ela pelas Bem-aventuranças? “Felizes, vós, os pobres, porque é vosso o Reino de Deus. Felizes vós, os que agora tendes fome, porque sereis saciados. Felizes vós, os que agora chorais, porque haveis de rir”.
Paulo VI, Papa de 1963 a 1978

1 comentário:

Elsa Sequeira disse...

oLÁ!

passei por cá!!
Gostei deste teu cantinho!
Entretanto gostaria de te convidar para autor de um blog - o Amor de Deus - http://oamordedeus.blogspot.com -
envia-me o teu email para -
nyny.sek@gmail.com

Tudo de bom!
:)

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com