domingo, junho 10, 2007

"O morto sentou-se e começou a falar"

"Em seguida, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim, indo com Ele os seus discípulos e uma grande multidão. Quando estavam perto da porta da cidade, viram que levavam um defunto a sepultar, filho único de sua mãe, que era viúva; e, a acompanhá-la, vinha muita gente da cidade. Vendo-a, o Senhor compadeceu-se dela e disse-lhe: «Não chores.» Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o transportavam pararam. Disse então: «Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te!» O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus entregou-o à sua mãe. O temor apoderou-se de todos, e davam glória a Deus, dizendo: «Surgiu entre nós um grande profeta e Deus visitou o seu povo!» E a fama deste milagre espalhou-se pela Judeia e por toda a região." (São Lucas 7,11-17)
Que ninguém duvide, se é cristão, que ainda hoje há mortos que ressuscitam. Certamente que todo o homem tem olhos com os quais pode ver mortos ressuscitarem da mesma maneira que ressuscitou o filho desta viúva de que se acabou de falar no Evangelho. Mas nem todos podem ver ressuscitar homens que morreram espiritualmente; para isso é preciso ter-se já ressuscitado interiormente. É mais importante ressuscitar alguém que deve viver para sempre do que ressuscitar alguém que vai morrer outra vez.
A mãe deste jovem, esta viúva, foi arrebatada de alegria ao ver o filho ressuscitar. A nossa Mãe, a Igreja, rejubila também ao ver todos os dias a ressurreição espiritual dos seus filhos. O filho da viúva estava morto com a morte do corpo; mas aqueles estão com a morte da alma. Derramavam-se lágrimas por causa da morte visível do primeiro; mas ninguém se preocupava com a morte invisível destes últimos, nem sequer a viam. O único que não ficou indiferente diante disso foi aquele que conhecia esses mortos; só o que conhecia esses mortos lhes podia devolver a vida. Com efeito, se o Senhor não tivesse vindo para ressuscitar os mortos, o apóstolo Paulo não teria dito: "Levanta-te, tu que dormes, ergue-te de entre os mortos e Cristo te iluminará!" (Ef 5,14)
Santo Agostinho

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com