quinta-feira, junho 28, 2007

Perdoar de todo o coração

Jesus perdoa a mulher adúltera (São João 8, 1-11)
Sabeis o que dizemos a Deus na oração antes da comunhão: “Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Preparai-vos interiormente a perdoar, porque estas palavras, reencontrá-las-eis na oração. Como as ireis dizer? Talvez não as digais? Finalmente, esta é verdadeiramente a questão: direis estas palavras, sim ou não? Tu detestas o teu irmão e pronuncias: “Perdoai-nos como nós perdoamos”?... Eu evito essas palavras, dirás tu. Mas então, o que é que rezas? Prestai muita atenção, meus irmãos. Quando ides rezar, perdoai de todo o vosso coração!
Olhai Cristo pregado na cruz; escutai-o a rezar: “Pai, perdoai-lhes, porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23, 34). Dirás, sem dúvida: ele podia fazê-lo, mas eu não. Eu sou um homem, e ele, ele é Deus. Tu não podes imitar Cristo? Então, porque é que o apóstolo Pedro escreveu: “Cristo sofreu por vós, deixou-vos o exemplo, para que sigais os seus passos” (1Ped 2, 21)? Porque é que o apóstolo Paulo nos escreveu: “Sede imitadores de Deus como filhos muito amados” (Ef 5, 1)? Porque é que o próprio Senhor disse: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29)? Nós usamos rodeios, procuramos desculpas, quando reclamamos impossível o que não queremos fazer.
Meus irmãos, não acusemos Cristo por nos ter dado mandamentos tão difíceis, impossíveis de realizar. Com toda a humildade, digamos antes com o salmista: “Tu és justo, Senhor, e o teu mandamento é justo” (Sl 118, 137).
São Cesário de Arles (470-543), Monge e Bispo

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com