quarta-feira, dezembro 06, 2006

A que podemos comparar o Reino de Deus?

Jesus dizia: "«O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Quer esteja a dormir, quer se levante, de noite e de dia, a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro o caule, depois a espiga e, finalmente, o trigo perfeito na espiga. E, quando o fruto amadurece, logo ele lhe mete a foice, porque chegou o tempo da ceifa.» Dizia também: «Com que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com qual parábola o representaremos? É como um grão de mostarda que, ao ser deitado à terra, é a mais pequena de todas as sementes que existem; mas, uma vez semeado, cresce, transforma-se na maior de todas as plantas do horto e estende tanto os ramos, que as aves do céu se podem abrigar à sua sombra.» Com muitas parábolas como estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender. Não lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em particular." São Marcos 4, 26-34
A fim de poderes falar segundo o Espírito de Jesus Cristo, reconhecendo que a doutrina que pregas não é tua mas do Evangelho, imita a simplicidade das palavras e das comparações que Nosso Senhor usava ao falar ao povo. Que maravilhas não podia ele ensinar? Que segredos não teria revelado? Porque ele era a sabedoria eterna de seu Pai! Contudo, vê como ele fala de uma maneira inteligível, como se serve de comparações familiares: de um lavrador, de um vinhateiro, de um campo, de uma vinha, de uma rede, de um grão de mostarda. É assim que é preciso que fales se queres fazer-te compreender por aqueles a quem anunciares a palavra de Deus.
Outra coisa a que deves prestar uma atenção muito particular é manter uma grande dependência em relação à conduta do Filho de Deus... Quando te for necessário agir, reflecte assim: "Será isto conforme à maneira como agia o Filho de Deus?" Se achares que é, diz: "Óptimo, façamos assim!". Se for o contrário, diz: "Não farei nada!" Aliás, quando for questão de agir, diz ao Filho de Deus: "Senhor, se estivesses no meu lugar, como farias nesta ocasião? Como instruirias esta gente? Como virias em socorro deste doente do espírito ou do corpo?"... Procuremos fazer que Jesus Cristo reine em nós.
São Vicente Paulo (1581-1660), presbítero, fundador de comunidades religiosas

1 comentário:

Anónimo disse...

Também apetece cantar:

" Se o grão de trigo, não morrer na terra é impossível que nasça fruto.
Aquele que dá a sua vida aos outros terá sempre o Senhor."

Beijinhos de amizade,
Madalena.

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com