segunda-feira, junho 25, 2007

"Pedi, e ser-vos-á dado; procurai, e encontrareis; batei, e hão-de abrir-vos." Mateus 7, 7

Esforça-te por agradar ao Senhor, espera-o interiormente sem te cansares, procura-o por meio dos teus pensamentos, exerce violência sobre a tua vontade e as suas decisões, domina-as para que tendam continuamente para Ele. E verás como Ele vem junto de ti e aí estabelecerá a sua morada (Jo 14,23). Aí ficará, observando o teu raciocínio, os teus pensamentos, as tuas reflexões, examinando a forma como o procuras, se é com toda a tua alma ou com moleza e negligência. E, quando vir que o procuras com ardor, imediatamente se manifestará a ti, te aparecerá, te concederá o seu auxílio, te dará a vitória e te livrará dos teus inimigos. Com efeito, quando tiver visto como tu o procuras, como nele depositas continuamente toda a tua esperança, então instruir-te-á, ensinar-te-á a verdadeira oração, dar-te-á essa caridade verdadeira que é Ele mesmo. Tornar-se-á então tudo para ti: paraíso, árvore da vida, pérola preciosa, coroa, arquitecto, cultivador, um ser sujeito ao sofrimento mas não abatido por ele, homem, Deus, vinho, água viva, ovelha, esposo combatente, armadura, Cristo “tudo em todos” (1 Co 15, 28).
Tal como uma criança não pode alimentar-se nem cuidar de si mesma mas só pode olhar chorando para sua mãe, até que seja tocada de compaixão e se ocupe dela, assim as almas crentes esperam sempre em Cristo e lhe atribuem toda a justiça. Tal como o sarmento seca se for separado da videira (Jo 15, 6), assim faz aquele que quer ser justo sem Cristo. Tal como o que é “um salteador e um ladrão que não entra pela porta mas passa por outro sítio” (Jo 10, 1), assim acontece com o que se quer tornar justo sem aquele que justifica.
São Macário (? - 405), Monge no Egipto

2 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Amigo!
Estás desafiado...foste nomeado – BLOG DO AMOR
Beijinhos!

Maria João disse...

Às vezes, neste caminho, temos de esperar muito. Mas não devemos desistir. Se o Pai nos deixa à espera, é porque precisamos desse tempo. Por mais difícil que seja, vamos olhar para o silêncio como uma benção, um momento em que podemos e devemos parar para pensar mais no Pai. Há-de chegar a altura em que Ele nos fala de uma maneira que entendemos sem quaisquer dúvidas. É importante esperar, rezando sempre, para não esmorecermos e para não queimarmos etapas na vida, entrando em desespero. Tudo o que acontece, por pior que seja, tem uma razão de ser.

beijos em Cristo

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com