quinta-feira, agosto 09, 2007

Campanha por Darfur

Quando o silêncio mata, a tua voz pode salvar
Darfur é uma região do tamanho da França, situada no oeste do Sudão e dividida em três províncias pelo governo de Cartum. Até à colonização inglesa era um califado árabe independente do Sudão. A região assistia até há pouco tempo a uma coexistência pacífica entre pastores nómadas árabes e a população africana gregária. Durante a guerra entre o norte e o sul, os homens do Darfur foram utilizados pelo exército de Cartum (norte) como manancial de soldados africanos utilizados para combater os grupos armados do sul (muitas vezes através do rapto de crianças e jovens nas aldeias).
Sobre o conflito
Em 2003 os ímpetos independentistas motivados pelos progressos no caminho de independência do sul ganharam expressão no Darfur, com algumas acções esporádicas de grupos militares rebeldes. Em resposta, o governo de Cartum iniciou uma intervenção utilizando o aparelho de guerra entretanto desocupado com a diminuição das hostilidades no sul e contando com o apoio de militares de países como a Arábia Saudita e a Líbia. Paralelamente iniciou uma campanha fomento do ódio étnico e racial, armando as populações de pastores árabes (politicamente mais fáceis de controlar e manipular por Cartum) e financiando as razias às populações africanas. Estima-se em mais de 3.000 o número de ataques a comunidades e aldeias destas milícias armadas e mantidas pelo governo (a uma média de cerca de 60 ataques por mês!).
Campanha
A porDarfur está empenhada em divulgar projectos concretos de ajuda no terreno, seleccionados com base em critérios de rigor da gestão de fundos e garantias sobre os resultados alcançados pela ajuda recebida.
De momento divulgamos duas iniciativas:
Missionários Combonianos: com o projecto "Uma escola para Nyala" estão empenhados no apoio alimentar e escolar a 200 crianças do campo de refugiados de Bileil, situado nas imediações da cidade de Nyala, Darfur. A iniciativa nasceu e é coordenada pelo Pe.Feliz da Costa, missionário comboniano português há mais de 10 anos no Sudão.
Caritas Internacional / Action By Churches Together - coligação de ONGs de solidariedade de toda a Europa, é actualmente a ONGs presente no Darfur que garante mais serviços de apoio de emergência às populações refugiadas, através da iniciativa "Darfur Emergency Response" (DERO).
Fonte: www.pordarfur.org

1 comentário:

Elsa Sequeira disse...

Voltei!!!!
O meu coração espera lá por ti!!!

Beijinhos!!!

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com