quarta-feira, agosto 29, 2007

A oração em nome do Filho

"...o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai." (São João 14, 13)

A oração cristã é uma oração em nome do Filho. Se São Lucas se contenta em aludir à identidade da oração dos filhos e do Filho, em São João este elemento essencial torna-se explícito: “Orar em nome do Filho” não é uma simples fórmula, um simples conjunto de palavras. Para nos deixarmos penetrar por este nome, temos de aceitar um processo de identificação, temos de aceitar o caminho da conversão e da purificação, que nos leva a tornarmo-nos filhos, ou seja, à realização do baptismo na constante penitência. Assim respondemos ao convite do Senhor: “Quando Eu for elevado da terra, tudo atrairei a Mim” (Jo 12, 32).
Quando proferimos a fórmula litúrgica “por Cristo, Nosso Senhor”, é toda esta teologia que está presente. Dia após dia, estas palavras convidam-nos a percorrer o caminho da identificação com Jesus, o caminho do baptismo, isto é, da conversão e da penitência.
Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]
Retiro pregado no Vaticano, 1983

8 comentários:

Luis Carlos disse...

Nelson,

Era bom que o Joseph e o Nelson, lessem o versículo que está antes deste, mas eu entendo o porquê de o não terem feito. Pois então aqui vai:

“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai,...”

Pois é “...e fará obras maiores do que estas,...”, isto é inconcebível para cristianismo do Vaticano e outros cristianismos afins, dar este poder às pessoas era dispensar a igrejas hierárquicas, os santuários, as catedrais e todo o poder temporal que cai nas mãos de alguns.

Todo este capítulo é o testamento de Jesus à humanidade, é o convite de Jesus à humanidade. E começa por dizer: “Não se perturbe o vosso coração...” e finaliza com: “Levantai-vos, vamo-nos daqui!”

Pelo meio, o que é dito é o convite para a nossa identificação com o Pai (Deus), fazer o mesmo que Jesus está a fazer, sermos capazes de dizer: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim”. Por outro lado, como as pessoas que seguiam Jesus não conseguiam acreditar nelas próprias e nem se sentiam como filhos(as) muito amados(as) de Deus (Pai/Mãe), Jesus teve que os puxar para si mesmo, identificando-se ele mesmo com Deus, já que eles não acreditavam neles mesmos e nas suas capacidades, pelo menos haviam de acreditar nele se ele se revelar, como era do seu conhecimento íntimo, filho de Deus.

Afinal, nada tem a haver com penitências, com conversões, com purificações, mas apenas com o processo de identificação, não com Jesus, mas com Deus (Pai/Mãe), e mais nada há a ser, a fazer, a ter nesta vida.

Até já,
Luís Carlos

Nelson Viana disse...

Caro Luís, como é contraditório dizeres tantas vezes que a "letra" da Bíblia é morta e ao mesmo tempo procurares interpretá-la segundo a tua espiritualidade que nada tem de cristão. Para nós cristãos católicos, a Bíblia é sem dúvida a Palavra de Deus e Jesus Cristo é realmente Deus feito homem. É nisto que acreditamos há 2000 anos e não será agora que nos irão converter a outras espiritualidades. E parece-me que é isso que tens procurado fazer em cada comentário que tens feito neste blog cristão católico. Aceito todos os teus comentários, mas acho melhor não te cansares tanto com palavras, que para mim, são vagas e sem conteúdo. São simplesmente palavras de um ser humano muito confuso, que se deixou levar por esses "falsos mestres" que procuram afastar as pessoas da Verdade, a qual está em Jesus Cristo e na sua Igreja que é Católica (universal, para quem não sabe o significado).

Um abraço

Luis Carlos disse...

Nelson,

Tens uma mensagem.

. (ponto final por agora)

Até já (até qualquer dia)

Um abraço (na humanidade e na divindade)

Luís Carlos

Elsa Sequeira disse...

Hoje venho trazer-te um presente! Aceitas?

bjts

Anónimo disse...

visite:
www.ojornaldafamilia.blospot.com

Elsa Sequeira disse...

Nélson!!!
Hoje convido-te a vires lançar ao mar, a tua mensagem ... na garrafa!

bjts

joaquim disse...

Jo 14, 6 * Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.»

Se ninguém pode ir ao Pai se não pelo Filho, então a oração tem de ser sempre em nome do Filho, que nos leva ao Pai.
Quem melhor para interceder junto do Pai, se não o Filho...
Por Cristo, com Cristo, e em Cristo...

Abraço em Cristo

Anónimo disse...

ola tudo o que diz ai e` muito bom e verdade! portanto ha que seguir o que nossos coracoers dizem amar a todos e tudo !

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com