sábado, agosto 04, 2007

Evangelho do dia

Foto retirado de: http://eucaristiadominical.blogspot.com/
"Dentre a multidão, alguém disse a Jesus: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo.» Ele respondeu-lhe: «Homem, quem me nomeou juiz ou encarregado das vossas partilhas?» E prosseguiu: «Olhai, guardai-vos de toda a ganância, porque, mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens.» Disse-lhes, então, esta parábola: «Havia um homem rico, a quem as terras deram uma grande colheita. E pôs-se a discorrer, dizendo consigo: 'Que hei-de fazer, uma vez que não tenho onde guardar a minha colheita?' Depois continuou: 'Já sei o que vou fazer: deito abaixo os meus celeiros, construo uns maiores e guardarei lá o meu trigo e todos os meus bens. Depois, direi a mim mesmo: Tens muitos bens em depósito para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.' Deus, porém, disse-lhe: 'Insensato! Nesta mesma noite, vai ser reclamada a tua vida; e o que acumulaste para quem será?' Assim acontecerá ao que amontoa para si, e não é rico em relação a Deus.»"
(São Lucas 12, 13-21)
"Insensato, nesta mesma noite pedir-te-ão contas da tua vida e o que acumulaste para quem será?" A conduta do rico do Evangelho é tanto mais patética quanto o castigo eterno é rigoroso. Com efeito, que projectos congemina em seu espírito este homem que vai ser arrebatado do mundo dentro de tão pouco tempo? "Vou demolir os meus celeiros e construirei uns maiores". Quanto a mim, dir-lhe-ia de bom grado: Fazes bem porque eles merecem mesmo ser destruidos, os celeiros da tua injustiça. Com as tuas próprias mãos, destrói de uma ponta à outra tudo o que edificaste injustamente. Deixa que se desbaratem as tuas reservas de trigo que nunca saciaram ninguém. Faz desaparecer todo o edifício em que protegeste a tua avareza, tira-lhe o telhado, derruba as paredes, expõe ao sol o trigo que apodrece, tira da prisão as riquezas que aí estavam cativas..."
Vou demolir os meus celeiros e construir uns maiores". Quando acabares de encher esses, que decisão tomarás? Vais demoli-los para construir outros ainda maiores? Haverá maior loucura do que atormentar-se sem fim, construir com afinco e afincar-se em destruir? Se quiseres, terás por celeiro as moradas dos indigentes. "Acumula tesouros no céu". O que aí for guardado "os vermes não o comem, a ferrugem não o estraga, os ladrões não o roubam" (Mt 6, 20).
São Basílio (c. 330-379)
Monge e bispo de Cesareia em Capadócia
Doutor da Igreja

1 comentário:

Elsa Sequeira disse...

deixei-te um abraço no meu cantinho!!

beijinhos!!

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com