segunda-feira, agosto 27, 2007

Jesus Cristo: "Imagem do Deus invísivel"

"Jesus levantou a voz e disse: «Quem crê em mim não é em mim que crê, mas sim naquele que me enviou; e quem me vê a mim vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em mim não fique nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as cumpre, não sou Eu que o julgo, pois não vim para condenar o mundo, mas sim para o salvar. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras tem quem o julgue: a palavra que Eu anunciei, essa é que o há-de julgar no último dia; porque Eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, é que me encarregou do que devo dizer e anunciar. E Eu bem sei que este seu mandato traz consigo a vida eterna; por isso, as coisas que Eu anuncio, anuncio-as tal como o Pai as disse a mim.»" (São João 12, 44-50)
A invocação de Deus como "Pai" é conhecida em muitas religiões. A divindade é muitas vezes considerada "pai dos deuses e dos homens". Em Israel, Deus é chamado Pai enquanto Criador do mundo. Deus é Pai, mais ainda, em razão da Aliança, e do dom da Lei a Israel, seu "filho primogênito" (Ex 4, 22). É também chamado Pai do rei de Israel. Muito particularmente Ele é "o Pai dos pobres", do órfão e da viúva que estão sob sua proteção de amor.
Jesus revelou que Deus é "Pai" num sentido inaudito: não o é somente enquanto Criador, mas é eternamente Pai em relação a seu Filho único, que só é eternamente Filho em relação a seu Pai: "Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece O Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mt 11, 27).
É por isso que os apóstolos confessam Jesus como "o Verbo" que "no início estava junto de Deus" e que "é Deus" (Jo 1, 1), como "a imagem do Deus invisível" (Cl 1, 15), como "o resplendor de sua glória e a expressão do seu ser" (Hb 1, 3).
Na esteira deles, seguindo a Tradição apostólica, a Igreja, no ano de 325, no primeiro Concílio Ecumênico de Niceia, confessou que o Filho é "consubstancial" ao Pai, isto é, um só Deus com Ele. O segundo Concílio Ecuménico, reunido em Constantinopla em 381, conservou esta expressão em sua formulação do Credo de Niceia e confessou "o Filho Único de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai".
Catecismo da Igreja Católica
§ 238, 240-242

10 comentários:

Luis Carlos disse...

Nelson,

Repara como começa o texto, “Jesus levantou a voz...”, ora quando alguém levanta a voz é por que está chateado ou aquilo que está a acontecer à sua volta não está a correr como esperado.

Os seguidores de Jesus andavam com uma vontade enorme de o transformar num deus, num objecto de culto, num objecto de adoração, numa estátua calada e fria, ora Jesus não era nada disso, mas os seguidores insistiam nisso e Jesus teve que levantar a voz.

E assim começa a pegar em todas aquelas vontades dos seus seguidores e as direcciona para Deus(a), Tudo O Que Existe, Todos(as).

Crê em Deus, vê Deus em tudo. Eu sou como luz para aquele que não é capaz de acreditar em si mesmo, e para que não fique na confusão. Todos aqueles que ouvem as minhas palavras e não as cumprem, eu nada farei contra eles pois respeitarei a sua identidade e a sua vontade, o seu caminho, pois eu vim para despertar e não para adormecer. Quem faz de mim um objecto e não aceita aquilo que eu digo, que quer dizer, que ouve mas não as põe em prática, é essa mesma palavra que vinda de Deus que o há de julgar, pois tudo o que eu disse vem de Deus que me enviou. Jesus sentiu a sua vida como uma missão de Deus, da qual ele é o enviado para fazer cumprir esse mandato ou missão, e que através de meditação sentiu o que havia de dizer e fazer. Quantos de nós fazem isso? Este mandato de Deus é a vida eterna para todos, não a vida eterna do corpo, mas a vida eterna do espírito. Esta é a verdade de Jesus, como ele a viveu e a anunciou. Quantos de nós, declaram a sua própria verdade e a anunciam? Muitos vivem presos à verdade de Jesus, mas só Jesus pode viver preso à sua própria verdade, e a libertação e a vida eterna, é essa de vivermos e anunciarmos a nossa própria verdade.

Sim, Jesus é imagem do Deus invisível, eu sou imagem do Deus invisível, tu és imagem do Deus invisível, nós somos imagem do Deus invisível. Então quem não é?

Até já,
Luís Carlos

Anónimo disse...

Olá, estive observando seu blog, e notei que existe algumas falhas no que podemos dizer "Biblia", Jesus Cristo Não tem religião, pois pregava em lugar aberto, por que, os sacerdotes da época não admitia que uma simples filho de carpinteiro ensinasse no templo, já ouvi dizer da boca de alguns catolicos que, o catolicismo é descendente da primeira igreja, eles falavam como se isso fosse uma boa coisa, pois até onde sei os lideras da primeira religião (no qual a catolica) crucificaram Jesus e disseram todo o tipo de calunia contra o filho de Deus,,, e nesta época tem uma tal de maria que tenta até tomar o lugar de Jesus como Intersessor, assim dizendo placa de religião não pode salvar ninguem, o que salva é o que esta sendo pregado, ouvir tambem não salva ninguem, tem que seguir o Cristo disse e admitir que só Jesus pode Salvar...

Cleonne (Assembleia de Deus)

Duda disse...

escuta eu gosto tanto da minha religiao que enventei uma musica
"se voce e catolico deus te abensoa
se voce nao e deus te perdoa"
voce ai o Cleonne (Assembleia de Deus)a religiao que deus deixou foi a catolica ouviu e eu amo muito ela ouvio bem sabe como foi que aconteceu a sua religiao eu vou te dizer primeiro ouve uma briga ai o povo foi se separando e criando outra religiao eu amo deus

Anónimo disse...

Entao...vamos todos se converte queridos, foi pra isto que Nosso Deus o enviou...Amem...

Anónimo disse...

querida francisca..vc prescisa ler a biblia e procurar saber quem realmente foi Jesus Cristo, e nao seguir akilo que o seu padre diz..amem...bjos linda...sinceramente..JESUS TE AMA MUITO !

Anónimo disse...

todos vcs são cambadas de burros, porque se Deus ama a todos porquê a discordia entre quem é verdadeiro. O mais importante é amar o próximo e fazer a sua parte para que o mundo se torne cada vez melhor. Seguir o novo mandamento que Jesus deixou para nós. Os dízimos enriquecem alguns e empobrecem outros. então adore apenas a Deus, sem se fazer imagem e semelhança de porra de homem nenhum. Fabrício não se borra e aceita as evidências que Deus é só um e de todo nós.

Paulo Mollinedo disse...

Gostei muito do seu Blog, gostaria de me tornar um seguidor, mas não sei como. De qualquer forma vc está de parabéns.
Abraço Fraterno
Paulo mollinedo (Rio de Janeiro)
www.pauloxmollinedo.xpg.com.br
facebook: Paulo Xmollinedo

Anónimo disse...

Eu concordo quando vc disse q Deus deixou a igreja católica, de fato Ele a deixou (de lado) pq esta se corrompeu com a idolatria. Vc também citou que somos resultados de rebeldia, porém vc não conhece história. Só sabe q Martinho Lutero fez a reforma, mas não sabe o pq. Analise um pouco mais a história antes de Lutero, veja também q a Igreja Universal (católica) não é apenas a "Igreja Católica", mas o Corpo Místico de Cristo em todo mundo. Jesus não é exclusivista. Ele amou o MUNDO (as pessoas). Por último quero lhe dizer q só Jesus salva, até Maria pra se salvar dependia dele (Lc 1.47).

Anónimo disse...

Eu concordo quando vc disse q Deus deixou a igreja católica, de fato Ele a deixou (de lado) pq esta se corrompeu com a idolatria. Vc também citou que somos resultados de rebeldia, porém vc não conhece história. Só sabe q Martinho Lutero fez a reforma, mas não sabe o pq. Analise um pouco mais a história antes de Lutero, veja também q a Igreja Universal (católica) não é apenas a "Igreja Católica", mas o Corpo Místico de Cristo em todo mundo. Jesus não é exclusivista. Ele amou o MUNDO (as pessoas). Por último quero lhe dizer q só Jesus salva, até Maria pra se salvar dependia dele (Lc 1.47).

PROFETA DO REI disse...

kkk

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com