terça-feira, novembro 21, 2006

Maria e os Sacramentos


É fácil entender, teológica e antropologicamente, a relação que se estabelece entre Maria, a Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, e os sacramentos.
O Filho de Deus, para vir ao mundo, entrar na aventura humana, tornar-se "um dos nossos", assumir os nossos pecados, oferecer-se em holocausto e morrer no altar da cruz, Ele precisava de revestir-se da nossa carne. Ele deveria tornar-se o grande, o único sacramento pela visibilidade da natureza humana, terrena. Pois, não existe a sacramentalidade sem a visibilidade, sem o contacto, sem que Cristo viva e conviva connosco e com as nossas coisas. E para Deus se fazer Homem, só haveria duas possibilidades: ou o Verbo de Deus já apareceria adulto, revestido da nossa carne, ou Ele deveria ter uma Mãe, em cujo útero tomaria a carne humana, o corpo humano, como a nossa vida embrionária e fetal se desenvolveu no seio da nossa mãe. Deus escolheu, na alternativa, este último modo. Então, por obra do Espírito Santo, Maria concebeu o Filho de Deus.
Portanto, é através de Maria que Deus se tornou visível para poder realizar a obra da libertação, da redenção. De Maria Ele concebeu o mesmo corpo que foi pregado na cruz, e que, transformado pela ressurreição, continua na Eucaristia. Maria, Mãe de Jesus, o único sacramento, Maria, Mãe da Igreja, sacramento universal de salvação.
Distinguimos três dimensões, entre outras, nos sacramentos:
--A Imanência: a realidade, o valor conatural da coisa: palavra-som, pão, óleo, água, vinho, imposição das mãos, corpos-corações.
--A Transparência: a significação que dá a transparência, a passagem, o entendimento para outro valor: Alimentar-purificar-dar vida, mãos-corpos unidos no compromisso, etc.
--A Transcendência: o significado, a Graça, o valor transcendente, do qual os sacramentos são sinais.
Maria possibilitou a Jesus todas as realidades da Imanência. Toda a vida de Maria dá a Transparência: a sua missão, a sua vida foi um espelho que transferia, apontava para a Transcendência: o Transcendente presente em todos os momentos da sua vida, a única razão de ser da sua vida de Mãe de Deus, Mãe do Redentor, Mãe do Ressuscitado.

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com