“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo quanto ligares na terra ficará ligado nos Céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos Céus” (Mt 16, 18-19)
As três metáforas às quais Jesus recorre são muito claras: Pedro será o fundamento, a rocha sobre o qual se apoiará o edifício da Igreja; ele terá as chaves do reino dos céus, para abrir ou fechar a quem melhor julgar; por fim, poderá ligar ou desligar, no sentido em que poderá estabelecer ou proibir o que considerar necessário para a vida da Igreja, que é e permanece a Igreja de Cristo.
Esta posição de preeminência que Jesus decidiu conferir a Pedro verifica-se também depois da ressurreição (Mc 16, 7; Jo, 20, 2. 4-6). Pedro será, entre os Apóstolos, a primeira testemunha de uma aparição do Ressuscitado (Lc 24, 34; 1 Cor 15, 5). Este seu papel, realçado com decisão (Jo 20, 3-10), marca a continuidade entre a preeminência obtida no grupo apostólico e a preeminência que continuará a ter na comunidade que nasceu depois dos acontecimentos pascais. Vários textos-chave relativos a Pedro podem ser relacionados com o contexto da Última Ceia, no decurso da qual Cristo confere a Pedro o ministério de confirmar os seus irmãos (Lc 22, 31ss.).
Esta contextualização do primado de Pedro na Última Ceia, no momento da instituição da Eucaristia, Páscoa do Senhor, indica também o sentido último deste primado: Pedro deve ser, para todos os tempos, o guardião da comunhão com Cristo; deve conduzir à comunhão com Cristo; deve preocupar-se por que a rede não se rompa (Jo 21, 11), para que possa perdurar a comunhão universal. Só juntos podemos estar com Cristo, que é o Senhor de todos. A responsabilidade de Pedro é, pois, a de garantir a comunhão com Cristo pela caridade de Cristo, conduzindo à realização desta caridade na vida de todos os dias. Rezemos para que o primado de Pedro, confiado a pobres pessoas humanas, possa ser sempre exercido neste sentido originário querido pelo Senhor e para que, desse modo, o seu verdadeiro significado possa ser cada vez mais reconhecido pelos irmãos que ainda não estão em plena comunhão connosco.
Papa Bento XVI
Audiência geral de 07-06-06
3 comentários:
18Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta *"pedra" edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
Cristo o unico fundamento da nossa fé e não Pedro!
1Co 3.11
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Efe. 2.20
1Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
2por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;
Mateus 16.18
"Tu és "Pedro(*Pedro do grego ,:pequeno fragmentos de rochas)
( " Mas sobre esta "Pedra"( Pedra : s f, bloco de rocha, s. f., corpo duro e compacto que forma as rochas, ( que sou eu, Jesus)), edificarei a minha igreja), e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
Pedro declara:
1 Pedro 2.6
Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma "principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido".
Mateus 16. 18
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
João 14.6
6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
*Papa , não pode casar,
*Ele declarou que é irrepreencivél,
*Ele aceitou honra Ex. no Brasil( "Rei rei rei , o papa é nosso rei!) e ele? Aceitou
*, chefe de um estado rico e poderoso
Pedro. Era casado. Ele tinha uma sogra.(Mat 8. 14 e 15),
*Repreencivél (Gal 2.11)
11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.
*Não aceitou honrra
Atos 10.28
26Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
26Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
*Pedro nunca foi chefe de estado nenhum – (atos 3. 6) Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
Pedro a "pedra" à qual Jesus se refere?
Mateus 16.15‑19 mostra claramente que o Senhor iria estabelecer a Sua Igreja, como realmente o fez. Mas não sobre Pedro ou qualquer outro apóstolo. Quando perguntou aos discípulos quem era Ele, Pedro, inspirado pelo Espírito Santo afirmou: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Temos então um problema de tradução em algumas versões, pois a palavra usada para Pedro e para pedra são diferentes. Pedro, sim, está no sentido de pedra. "Sobre esta Pedra" é no sentido de rocha.
A Pedra sobre a qual o Senhor edificaria a Sua Igreja era a afirmação de Pedro: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Se houver dúvidas quanto a isto, é só perguntarmos ao próprio Pedro: "Chegando‑vos para Ele ‑ Pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual... Eis que ponho em Sião a Pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será conundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes, a Pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina: e uma Pedra de tropeço e Rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na Palavra" 1 Pedro 2.4‑8.
É evidente que Pedro refere‑se a Cristo. Efésios 2 também não deixa dúvidas quanto a isto: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que JESUS CRISTO É A PRINCIPAL PEDRA DA ESQUINA; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor." (vers. 20,21).
Quando surge uma dúvida, o melhor é perguntar à pessoa envolvida. Pedro, quem é a Pedra?"Ele (Cristo), pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus" 1 Pedro 2.4-10.
Se estiver lendo na Bíblia Ave Maria verá o subtítulo que foi acrescentado dizendo: "Cristo é a Pedra Angular", possivelmente referindo-se a Efésios 2.20: "Jesus Cristo e' a principal pedra da esquina".
O que transcrevo abaixo foi escrito por um historiador católico romano:
"De todos os Pais que interpretaram estas passagens nos Evangelhos (Mateus 16.18; Joao 21.17), nem um só as aplica aos bispos romanos como sucessores de Pedro... Nenhum deles explicou a rocha ou fundamento sobre a qual Cristo iria construir Sua Igreja como sendo o oficio dado a Pedro para ser transmitido aos seus sucessores, mas eles entendiam que se tratava ou do próprio Cristo, ou da confissão de fé de Pedro em Cristo; com freqüência ambas eram aceitas." Ignaz von Dollinger - "The Pope and The Council" (1869) pg. 74.
"...Pois para os Pais trata-se da fé de Pedro - ou o Senhor em Quem Pedro tem fé - que é chamado de Rocha, não Pedro. Todos os Concílios da igreja, desde Nicea no quarto século, ate Constancia no décimo quinto concordam que o próprio Cristo é o único fundamento da igreja, isto é, a Rocha sobre a qual a igreja permanece" - Pedro de Rosa, historiador católico romano - "Vigários de Cristo: O Lado Negro do Papado" (1988) pgs. 24, 25
Os Protestantes do mundo e aqui no Brasil entitulados evangelicos,querem sempre pregar a discordia,eles conseguem desviar a palavra de Jesus em varios sentidos que seja contra a igreja que Jesus edificou sobre Pedro,eles conseguem colocar na cabeça que Jesus estava falando com uma pedra e não com Pedro, é muita ignorancia, e conseguem se convencer que a igreja de Cristo é a deles, descendente da igreja de Lutero criada em 1517 ja com outras doutrinas.Se não querem seguir a igreja de Cristo edificada em Pedro tudo bem,mais respeitem pelo menos a biblia e não fique distorcendo o que ela diz!Jesus perdoa-os eles não sabem o que dizem!
Enviar um comentário