terça-feira, janeiro 02, 2007

Aprender com Jesus

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.» ( São Mateus 11, 28-30 )

Ó Jésus! Quando éreis Peregrino na terra dissestes: «Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas». Ó Poderoso Monarca dos Céus, sim, a minha alma acha o descanso ao ver-Vos, sob a forma e a condição de escravo (Flp 2,7), abaixar-Vos ao ponto de lavardes os pés aos apóstolos. Lembro-me então destas palavras que pronunciastes para me ensinardes a praticar a humildade: «Dei-vos o exemplo para que, aquilo que Eu vos fiz, o façais vós também; o discípulo não é mais do que o Mestre... Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes ao praticá-las» (Jo 13,15-17). Compreendo, Senhor, estas palavras saídas do Vosso Coração manso e humilde; quero praticá-las com o auxílio da Vossa graça.
Quero abaixar-me humildemente e submeter a minha vontade à das minhas Irmãs, sem as contradizer em nada e sem procurar saber se elas têm ou não o direito de me dar ordens. Ninguém, ó meu Bem-amado, tinha esse direito em relação a Vós e no entanto obedecestes não apenas à Santíssima Virgem e a São José, mas também aos Vossos algozes. Agora é na Hóstia que Vos vejo atingir o cúmulo dos Vossos aniquilamentos. Com que humildade, ó Divino Rei de glória, Vos submeteis a todos os Sacerdotes sem fazer qualquer distinção entre os que Vos amam e os que, desgraçadamente, são tíbios e frios no Vosso serviço. Ó meu Bem-amado, que doce e humilde de coração me apareceis sob o véu da branca Hóstia!...
«Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!» (Mt 11, 29).
Santa Teresa do Menino Jesus

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com