segunda-feira, janeiro 01, 2007

Como conhecer a Deus

Aquilo que o Senhor nos ensina é que ninguém pode conhecer a Deus a menos que Deus Se mostre; dito de outra maneira, não podemos conhecer a Deus sem o auxílio de Deus.
Mas o Pai quer ser conhecido: conhecê-Lo-ão aqueles a quem o Filho O revelar. Este revelar não designa apenas o futuro, como se o Verbo só tivesse começado a revelar o Pai depois de ter nascido de Maria; aplica-se à totalidade do tempo. Desde o começo que o Filho, presente na criação que Ele próprio modelou, revela o Pai a todos quantos o Pai deseja ser revelado, quando Ele deseja sê-lo, como Ele deseja sê-lo. Em todas as coisas, e através de todas as coisas, não há senão um Deus-Pai, um único Verbo, um único Espírito e uma única salvação para todos quantos crêem nele.
Com efeito, ninguém pode conhecer o Pai sem o Verbo de Deus, isto é, se o Filho não O revelar, nem conhecer o Filho sem o agrado do Pai (Mateus 11, 26). Ora, aquilo que, na Sua bondade, o Pai quer, cumpre-o o Filho: o Pai envia, o Filho é enviado, e vem. E este Pai infinito, que para nós é invisível, é conhecido pelo Seu próprio Verbo, que dá a conhecer Aquele que é inexprimível (João 1, 18).
Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208)
Bispo, teólogo e mártir

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com