terça-feira, janeiro 16, 2007

"Aumenta a nossa Fé" ( Lucas 17, 5 )

A palavra "Fé", sendo um só vocábulo, tem um duplo significado. Com efeito, há um aspecto da fé que diz respeito aos dogmas; trata-se do assentimento a determinada verdade. Este aspecto da fé é proveitoso para a alma, conforme diz o Senhor: "Quem ouve a Minha palavra e acredita Naquele que Me enviou tem a vida eterna"(Jo 5, 24).
Mas há um segundo aspecto da fé: a fé que nos é dada por Cristo como carisma, graciosamente, como dom espiritual. A um, o Espírito dá uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito; a outro, a fé, no mesmo Espírito; a outro, o dom de curas, nesse único Espírito (1Co 12, 8-9). Esta fé que nos é dada como graça pelo Espírito Santo não é, pois, apenas a fé dogmática, antes tem o poder de realizar aquilo que está para além das forças humanas. Quem possui esta fé, dirá a uma montanha: "Tira-te daí" e ela tirar-se-á. Porque, quando alguém pronunciar esta palavra com fé, sem vacilar em seu coração, mas acreditando que o que diz se vai realizar (Mc 11, 23), recebe a graça da sua realização. É acerca dessa fé que se diz: "Se tivésseis uma fé do tamanho de um grão de mostarda..." Com efeito, o grão de mostarda é minúsculo, mas encerra uma energia imensa; semente minúscula, desenvolve-se a ponto de estender ramos compridos e de poder mesmo abrigar as aves do céu ( Mt 13, 32). Assim também a fé realiza na alma as maiores façanhas num piscar de olhos.
Quando se encontra iluminada pela fé, a alma representa Deus e contempla-O, na medida do possível. Abarca os limites do universo e, antes do final dos tempos, avista já o juízo e o cumprimento das promessas.
São Cirilo de Jerusalém (313-350)
Bispo de Jerusalém, doutor da Igreja

Sem comentários:

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com