domingo, julho 22, 2007

Evangelho do dia - Marta e Maria

"Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.» O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.» (São Lucas 10, 38-42)
Quem melhor do que os que estão encarregados de uma comunidade merece que se lhes apliquem estas palavras: “Marta, Marta, andas ocupada com muitas coisas”? Quem são os que se inquietam com muitas coisas, senão aqueles a quem incumbe cuidar de Maria, a contemplativa, de seu irmão Lázaro, e de muitos outros? Reconheceis Marta inquieta e preocupada com mil assuntos: é o apóstolo, que tem o “cuidado de todas as igrejas” (2 Cor 11, 28), que vela para que os pastores tenham o cuidado das suas ovelhas: “Quem é fraco, sem que eu também o seja? Quem tropeça, que eu não me consuma com febre?” (29). Que Marta receba, pois, o Senhor em sua casa, dado que lhe foi confiado o cuidado do lar. Que os que partilham as suas tarefas recebam igualmente o Senhor, cada um segundo o seu ministério particular; que acolham a Cristo e O sirvam, que O assistam nos seus membros: os doentes, os pobres, os viajantes e os peregrinos.
Enquanto eles realizam estas actividades, que Maria permaneça em repouso, que conheça “como é bom o Senhor” (Sl 33, 9). Que tenha o cuidado de se deitar aos pés de Jesus, com o coração cheio de amor e a alma em paz, sem d'Ele desviar os olhos, atenta a todas as Suas palavras, admirando o Seu belo rosto e a Sua linguagem. “És o mais belo entre os filhos do homem; em teus lábios se derramou a graça” (Sl 44, 3), mais belo ainda do que os anjos na sua glória. Conhece a tua alegria e dá graças, Maria, tu que escolheste a melhor parte. Felizes os olhos que vêem o que tu vês e os ouvidos que merecem ouvir o que tu ouves! (Mt 13, 16) Como és feliz, sobretudo por ouvir bater o coração de Deus, nesse silêncio onde convém ao homem esperar o seu Senhor!
São Bernardo (1091-1153)
Monge cisterciense e Doutor da Igreja

3 comentários:

Luis Carlos disse...

Olá Nelson,

Então lá vinha Jesus pelo caminho e decidiu entrar na aldeia. Pelos vistos Marta e Maria viviam sozinhas, por aí já é escandaloso, Marta ter recebido um bando de homens em sua casa, ela deve ter sido mal falada lá na aldeia, “que pouca vergonha” devem ter dito os vizinhos.

Maria devia ser mais nova que Marta, por isso ainda estava na candura da juventude,

Maria decerto já tinha ouvido falar de Jesus e por isso estava com imensas expectativas sobre como era Jesus, por isso se sentou aos pés de Jesus que não quer dizer que ela estivesse abaixo de Jesus, muito possivelmente estava ao lado dele, isto quer dizer que ela lhe tocava pele com pele, e que não havia qualquer tipo de reverência nem de submissão por parte da Maria, Jesus era uma pessoa como outra qualquer.

Marta, mais velha, e pelos vistos a responsável por manter a casa arrumada e limpa e apresentável, e em fazer as refeições diárias e sempre preocupada em manter tudo a funcionar, por isso, muito atarefada. Não era de estranhar que tivesse aquela saída, ainda por cima, apelando à preocupação (pré-ocupar) de Jesus o despreocupado, e à injustiça pessoal de ter que fazer tudo sozinha para receber bem os convidados, e depois pede a Jesus que mande a irmã para dentro para a ajudar.

Estou mesmo a ver Jesus a rir-se por dentro com este pedido da Marta e com a sua azáfama. E deve ter lhe respondido com um sorriso na cara, “andas inquieta” e não consegues parar de fazer coisas, sem pensar se essas coisas são importantes ou não, sem veres o que origina esse fazer. Que tentas tu esconder com esses afazeres todos? “ e perturbada com muitas coisas”, tantas coisas que às tantas já não sabes quem és, nem o que estás a tentar ser, ao fazer essas coisas todas, “uma só é necessária” essa é saber Quem Somos Realmente, é o encontro com o nosso Eu, calando todas as vozes que povoam a nossa mente, em última instância, calar por instantes a nossa mente, deixando repousar o nosso corpo e encontrarmo-nos, e isto foi o que a Maria escolheu, que no entender de Jesus é “a melhor parte”, coisa que ele próprio fará consigo mesmo várias vezes, mas Marta estava a funcionar ao sabor da sua mente, raramente desligava, e essa via é uma via dolorosa, pois todas as coisas que Marta fazia nada era para sempre, tudo aquilo desaparecia, no entanto o encontro consigo mesma, jamais lhe será tirado o nosso Eu mais profundo, podem matar o nosso corpo, mas a nossa alma ninguém a consegue matar.

Quanto ao texto do Bernardo, apenas digo, que traduz o pensamento da sua época, que coisa que nós devemos fazer hoje, século XXI..

Até já,
Luís Carlos

Anónimo disse...

eu gostaria de saber tudo sobre Marta e Maria de onde elas eramo q faziam se eram pobres ou ricas ,tudo q se possa mim ajudar p 1 pregacao .jesus abensoa.

Nelson Viana disse...

Olá.
Aqui ficam dois links que poderá aceder:

http://www.estudos-biblicos.com/martamaria.html

http://www.filhosdapaixao.org.br/pregacoes_biblicas_04_marta_e_maria.htm

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com