segunda-feira, julho 09, 2007

"Nunca nenhum homem falou assim" São João 7, 46

"Jesus tomou, pois, a palavra e começou a dizer-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: o Filho, por si mesmo, não pode fazer nada,senão o que vir fazer o Pai, pois aquilo que este faz também o faz igualmente o Filho...O Pai, aliás, não julga ninguém, mas entregou ao Filho todo o julgamento, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou." (São João 5, 19-23)

São João da Cruz
Deus poderia dizer-nos:
«Uma vez que eu disse todas as coisas pela minha Palavra, o meu Filho, não me resta mais nada para te responder nem para te revelar... "Este é o meu Filho muito amado, em quem pus todo o meu amor, ouvi-o"(Mateus 17, 5)... Ouvi-o, pois não tenho mais nada a revelar, mais nada a manifestar.
Se, portanto, queres ouvir da minha boca uma palavra de consolação, olha para o meu Filho que me é submisso e que, por amor, se entregou à humilhação e à aflição, e verás o que ele te responderá. Se desejas que eu te revele coisas escondidas ou qualquer acontecimento, põe somente os olhos nele e verás encerrados nele profundos mistérios, uma sabedoria e maravilhas de Deus, de acordo com esta palavra do meu apóstolo: “Nele que é o Filho de Deus, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus” (Colossenses 2, 3). Esses tesouros de sabedoria serão mais sublimes para ti, mais saborosos e mais úteis do que tudo o que poderias aprender em qualquer parte. Por isso, o mesmo apóstolo gloriava-se “de não saber mais nada senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado” (1 Coríntios 2, 2). Se queres visões ou revelações, sejam divinas, sejam corporais, olha-O, esse Deus feito homem, e aí encontrarás o que ultrapassa todos os teus pensamentos, pois o apóstolo Paulo diz ainda: “Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”(Colossenses 2, 9).»
Já não há, portanto, lugar para interrogar Deus como antigamente, e já não é preciso que Ele fale, pois toda a fé em Cristo foi promulgada. Não há mais fé a revelar nem nunca mais haverá.
S. João da Cruz (1542-1591)
Carmelita, Doutor da Igreja
A subida ao Carmelo, II, cap. 22

2 comentários:

Nelson Viana disse...

"Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós.Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer..."(São João 15, 1-8)

"...Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Tu enviaste. Eu manifestei a tua glória na Terra, levando a cabo a obra que me deste a realizar. E agora Tu, ó Pai, manifesta a minha glória junto de ti, aquela glória que Eu tinha junto de ti, antes de o mundo existir..."(São João 17, 1-26)

"Eu e o Pai somos Um" (São João 10, 30)

Luis Carlos disse...

Nelson,

Convinha informar as pessoas que te lêem, quando é que o evangelho de João foi escrito e qual foi o seu propósito. Talvez assim se compreenda estas palavras de Jesus, mesmo assim, pode-se trocar a palavra Filho por humanidade e Pai por Deus. Ah! como eu me sinto filho de Deus, como eu estou integrado nesta forma de vida humana sempre em relação com Deus.

Sobre o João da Cruz, temos que ver quando é que ele nasceu e viveu, e em que tipo de sociedade é que viveu. Mas ao ler estes textos, fiquei convencido de que não são precisos teólogos, não são precisos papas, bispos, padres, santos e santas, em resumo, não são precisas igrejas cristãs de qualquer espécie. E isto soa-me bem

Quanto ao teu (dos outros) comentário. Sim, eu direi: Eu e o Pai somos Um, Tu e o Pai somos Um, Nós e o Pai somos Um. Somos Todos UM.

Até já,
Luís Carlos

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com