domingo, julho 15, 2007

Evangelho do dia - "Vai e faz tu o mesmo"

Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?» Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?» O outro respondeu: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.» Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.» Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» Tomando a palavra, Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: 'Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.' Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?» Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.» (São Lucas 10, 25-37)
"Um homem descia de Jerusalém a Jericó”. Cristo não disse “alguém descia”, mas “um homem descia”, porque a passagem diz respeito a toda a humanidade. Esta, na sequência do pecado de Adão, abandonou o local elevado, repousante, maravilhoso e sem sofrimento que era o Paraíso, adequadamente chamado Jerusalém – nome que significa “a Paz de Deus” – e desceu para Jericó, local plano e escavado, onde o calor é sufocante. Jericó é a vida febril deste mundo, vida que separa de Deus. Assim, pois, uma vez que a humanidade se afastou do bom caminho para esta vida, os demónios selvagens vêm atacá-la à maneira de um bando de malfeitores. Despojam-nas das suas vestes de perfeição, não lhe deixando qualquer vestígio de força de alma, de pureza, de justiça ou de prudência, ou de qualquer dos elementos que caracterizam a imagem divina (Gen 1, 26); mas, atingindo-a com os golpes repetidos dos diversos pecados, derrubam-na e abandonam-na meio morta.
A lei dada por Moisés vigorou, mas faltava-lhe força, não podia conduzir a humanidade a uma cura completa, não elevava aquele que jazia por terra. É que a Lei oferecia sacrifícios e oferendas que não podiam tornar perfeitos, em consciência, aqueles que praticavam este culto, porque “é impossível que o sangue dos touros e dos carneiros tire os pecados” (Heb 10, 4).
Passou finalmente um samaritano. Cristo dá a Si próprio o nome de samaritano. Porque foi Ele mesmo quem veio, realizando o desígnio da Lei e fazendo ver, pelas suas obras, quem é o próximo e o que significa amar os outros como a si mesmo.
São Severo de Antioquia (c. 465-538)
Bispo

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito Obrigada Nelson Viana por ter partilhado a explicação da PALAVRA de hoje.
Não sei como vim aqui parar ao seu blog, mas por certo foi a mão de Deus que me conduziu...
Devido a deficiência auditiva, tenho o hábito de preparar as leituras em casa antes da missa, mas hoje não foi necessário.
Bem haja. Lia

Luis Carlos disse...

Nelson,

Esta passagem do evangelho de Lucas, escolhido de propósito pela igreja católica para o dia de hoje é altamente política, só tem mesmo que ver com política.

Naqueles tempos política e religião andavam de mãos dadas, mas isto que lemos aqui é político, e tem que se ler com essa chave.

A vida eterna neste texto, diz respeito ao mais elevado prémio da sociedade judaica, portanto a pergunta é: Que hei-de fazer para receber o primeiro prémio da lotaria? E Jesus responde com duas perguntas que são: Já leste o que está escrito na Lei para obteres o primeiro prémio da lotaria? E que entendes dessa Lei para teres o primeiro prémio da lotaria?

O doutor da Lei (como tantos de hoje em dia na igreja católica) responde do alto dos seus estudos superiores dos cânones, e responde com o futuro do verbo amar, e entenda-se que amar a Deus, é amar-se a si próprio, por isso se diz "com todo o teu coração", "tua alma", "tuas forças" e "teu entendimento", tudo coisas pessoais , pois está em nós, vive em nós, e também nos outros por isso se diz "e ao teu próximo como a ti mesmo", por isso não vale a pena tentar amar o próximo se não te amas.

Jesus põe a frase que estava no futuro no presente "faz isso" agora, e se é assim que pensas que terás a vida eterna então "viverás".

Em resposta à pergunta de quem é o próximo, Jesus responde com uma história altamente política e altamente ofensiva para o doutor da Lei. Estas quatro personagens não são colocadas na história ingenuamente, e até aparecem na ordem hierárquica descendente, por isso aparece em primeiro lugar, o sacerdote, depois o levita e por fim o samaritano, aquele que os judeus consideram estrangeiro, aquele que não reconhece o poder do Templo de Jerusalém, os dois primeiros não tocaram nem tiveram compaixão por que ao tocarem no homem abandonado e ferido, podiam ficar impuros, mas como para o samaritano (o rejeitado, também ele) não havia esse problema e por isso passou por cima das leis e dos cânones para usar a compaixão (que não é a mesma coisa que ter pena).

De tal forma esta história foi contundente, que o doutor da Lei nem teve a coragem de mencionar o samaritano explicitamente na sua resposta, tal a vergonha. Não é aquele ou aquela que tem muitos conhecimentos e ciência, que sabe todas as leis e as faz cumprir ou as inventa para subjugar multidões dizendo que aquela lei ou cânone, é de Deus.

E por isso Jesus finaliza com um "Vai e faz tu também o mesmo", toda a frase dita no presente, aqui e agora, não ontem não amanhã, mas aqui e agora, passando por cima de leis e cânones que foram criadas por gente sem compaixão pelo próximo, sem amor pelo próximo, chegando mesmo a não ter amor e compaixão para consigo mesmo.

Até já, bom domingo
Luís Carlos

Nelson Viana disse...

Desde já agradeço a ambos pelos comentários.
Em relação a si, Lia, gostaria de esclarecer que recebo por mail o evangelho diário com um comentário. Ao domingo, limito-me a publicar aquilo que recebi por mail.
Deixo-lhe aqui o endereço, para que você possa também receber diariamente o evangelho com um comentário feito, quase sempre, por um santo da Igreja: http://evangelhoquotidiano.org/
Este blog tem também como principal objectivo dar a conhecer as palavras desses santos, pessoas que viverem profundamente o evangelho e que tomaram como orientação para a sua vida as próprias palavras de Jesus e que permaneceram fiés à doutrina da Igreja fundada por Ele.

Até breve

Maria João disse...

Olá!

Para quê complicar? Dizemos que a lei de Deus é complicada, mas Ele só nos pede para amar...

beijos em Cristo

PS: Olá, Lia!
Lembras-te de mim? Falámos por causa da hipótese de ires aos combonianos... Fiquei a pensar que tivesses ficado com receio de eu ficar chateada por não teres ido, mas acredita que não fiquei. Espero que continues com o voluntariado e com essa tua sede em seguir o exemplo de Cristo: amar e amar. beijos em Cristo. :)

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com