terça-feira, julho 10, 2007

A Igreja Católica foi a única igreja fundada por Jesus

Bento XVI retoma posição de João Paulo II: só a Igreja Católica é «verdadeira»
Um documento de Bento XVI, hoje publicado pela Santa Sé, reafirma «a plena identidade da Igreja de Cristo com a Igreja Católica».
Intitulado «Respostas a questões relativas a alguns aspectos da Doutrina sobre a Igreja» – cinco páginas de texto assinadas pelo Perfeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Levada, com data de 29 de Junho –, o texto elabora uma síntese de um conjunto de documentos do Concílio Vaticano II, de declarações dos Papas Paulo VI e João XXIII e de um polémico documento de João Paulo II, a «Dominus Iesus», no qual já o então cardeal Ratzinger escrevia que só à Igreja de Roma «foi confiada a verdade».
Sublinhando que o documento hoje divulgado pretende «dar com clareza a genuína interpretação» sobre a constituição da Igreja fundada por Jesus, a Declaração é elaborada de forma singular, em jeito de pergunta e resposta. E logo se esclarece que é na Igreja do Papa de Roma que subsiste «a continuidade histórica e a permanência de todos os elementos instituídos por Cristo». Por isso, conclui que as comunidades protestantes não podem ser consideradas de Igrejas. Porquê? «não têm sucessão apostólica» – aquilo que Roma considera como uma linha sucessória, de continuidade entre os papas, desde S. Pedro – e por esta razão as Igrejas protestantes estão privadas daquele «elemento essencial».
Link
para o documento: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20070629_responsa-quaestiones_po.html

14 comentários:

Luis Carlos disse...

Olá Nelson,

Onde está Jesus nestes dois rostos?

Onde está Pedro nestes dois rostos?

Que aspectos da vida de Jesus vês nas vidas destes dois senhores?

Que "milagres" realizaram estes dois senhores que se pareçam com os "milagres" de Jesus?

Jesus realizou "milagres" em vida, e estes senhores realizaram "milagres" em vida?

Jesus que combateu a religião dos sumo-sacerdotes do Templo de Jerusalém que exploravam os medos com um deus castigador e assim se sustentavam à custa das esmolas e sacrifícios de animais que os crentes lá depositavam, esses crentes que Jesus levantou do chão da idolatria e do medo, agora após 2000 anos, Jesus tem uma religião que se auto-intitula “a verdadeira”, constituída de papas, de cardeais, de bispos e de padres do Templo de Roma, onde veneram e adoram o seu deus sol em que Jesus foi transformado (e contra a sua vontade), e que vivem das grandes doações que as pessoas fazem nos grandes santuários santificados pelas suas santidades quais “sumo-sacerdotes do novo Templo de Jerusalém”.

Nelson, os meus parabéns por teres acertado na religião certa, agora sim estás no caminho certo para um certo deus da religião certa, fazendo sempre as coisas certas que esse deus certo quer que faças, pois se não escolheres certas coisas certas podes não acertar num certo céu e não terás segunda hipótese, agora tens a certeza que o que é certo é estar na igreja certa, como é bom pensarem por nós fazendo das palavras dos outros as nossas palavras, especialmente certas frases de certos santos que acertaram no céu de um certo deus.

Pois te digo que Jesus foi um dissidente, e certezas, teve poucas e por isso viveu livre das cargas pesadas que os senhores das religiões do seu tempo saturavam o povo, mesmo quando lhe diziam que ele estava errado perante as tradições, Jesus inovou o que estava velho e rançoso, com novas crenças sobre Deus, sobre o Amor e sobre a Vida, não ficou preso às tradições, e presos às tradições estão todos aqueles que não têm a coragem de Jesus mas que gostam de dizer que o querem seguir.

Um até já,
Luís Carlos

Nelson Viana disse...

Caro Luís, nem imaginas o quanto sou feliz por ter encontrado Cristo, mas para isso, houve "alguém" que me levou ao Seu encontro. Esse "alguém" foi sem dúvida a Igreja Católica e seus membros. A estas pessoas "católicas" (missionários, padres,santos e santas - São Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá, etc) eu devo a minha vida, a minha nova vida, virada exclusivamente para o amor a Deus e ao próximo. Foram eles, sem dúvida, que me deram a conhecer o verdadeiro rosto de Jesus, o qual, por sua vez, me deu a conhecer o verdadeiro rosto de Deus: " É que a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo. A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer." (São João 1, 17-18)
Ainda sobre Jesus (tu dizes que foi um dissidente com poucas certezas), deixo-te algo para meditares: " Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.» Perguntou-lhes de novo: « E vós, quem dizeis que eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: « Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.»(São Mateus 16, 13-16)
A este mesmo Pedro, Jesus deu as chaves do Reino dos Céus e sobre ele edificou a sua Igreja (versículos seguintes). A este mesmo Pedro, Jesus ordenou que apascentasse o seu rebanho (São João 21, 15-17.)Actualmente, o pastor é Bento XVI, que sem dúvida, pelas suas palavras, é continuamente inspirado por Deus, assim como foi João Paulo 2, pois Jesus não nos deixou orfãos (São João 14, 18) e disse que estaria connosco até ao final dos tempos (São Mateus 28, 16-20).
Em relação aos "milagres" de que falas, é conveniente esclarecer que Jesus não veio para fazer milagres, mas sim para instaurar o Reino de Deus, isto é, o Reino do Amor. Os milagres são simples sinais da divindade de Cristo. No entanto, se leres sobre os santos da Igreja, vais descobrir verdadeiros milagres realizados por estes (sempre sob inspiração divina) e que são comprovados pela ciência. De recordar que a Igreja só santifica pessoas com o "aval" da ciência.
Para finalizar, ainda sobre a Igreja: "Porém, eu quero que saibas como deves proceder na casa de Deus, esta Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" (1 Timóteo 3, 15).

Um abraço amigo. Até já.

Maria João disse...

POis! Eu sei que é uma questão difícil, principalmente em pleno época em que se defende o ecumenismo. Mas, apelar ao ecumenismo não quer dizer que se aceite certas e detrminadas práticas ou doutrinas que vão contra a Palavra de Deus.

O Nelson refere-se a passagens da Bíblia que, de facto, estão lá. Não são os católicos que o dizem. Elas estão lá. Com isto não estou a dizer que só os católicos é qe vão ser salvos. Deus é que sabe quem vai ser salvo. Também não digo que a Igreja Católica nunca erra. Somos imperfeitos, é normal que haja erros. Quem é que nunca errou?

Além disso, se estivermos inseridos numa comunidade, estamos a cumprir com a Palavra de Deus quando nos pede para nos reunirmos e sermos Um. Estar em comunidade não é mau e somos livres. Se aceito ser católica é porque olho para as passagens que o Nelson apresenta e vejo que esta é a igreja fundada por Cristo.

Além disso, os milagres não têm de se ver. Isto, claro, se não considerarmos um milagre as viagens de João Paulo II que uniram tantas pessoas e que levaram muitos jovens a conhecerem a Cristo.

Beijos em Cristo

Maria João disse...

Olá!

Esqueci-me!

Tenho um desafio para ti, Nelson. Vai ao meu blog!!

bjs em Cristo

Henrique disse...

Muito bom, querido amigo e irmão. É hora de nós, os verdadeiros fiéis de todas as partes do mundo, nos unirmos!

Anónimo disse...

Como o Senhor Jesus poderia fundar uma igreja e depois deixar que imagens fossem introduzidas na sua igreja! Que absurdo! Quanto engano! Quanta falta de conhecimento da Palavra de Deus!

Anónimo disse...

amados irmãos,

vamos evitar contendas, e debates, é o que o apóstolo Paulo fala para Timótio. isso não nos leva a ganhar nem um pouco da vida de Deus. o Senhor Jesus veio para redimir-nos,lavar-nos dos nossos pecados,e principalmente veio para que tenhamos VIDA, é o que mostra no final do livro de joão, que o soldado lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu água e sangue, o sangue q representa a remissão dos nossos pecados e a água para nos trazer VIDA. Em joão 10:10 diz:euvim para que teham vida, e a tenham em abundância, eu não sei o que vocês entendem ao ler esse versículo, só sei que o senhor veio para nos redimir, nos trazer vida e que essa vida venha a crescer em cada um de nós. AMÉM!

Eu gostaria de pedir a todos os irmãos em cristo que quando forem ler a bíblia, a leiam com o ESPÍRITO, que é a única maneira de comer de cristo, e para exercitar o espírito para ler é só invocar..dizendo: Ó SENHOR JESUS!! Ó SENHOR JESUS... Ó SENHOR JESUS!!
só assim irmãos vcs vao ficarem sabendo o que realmente o senhor jesus quer de cada um de nós.!!

amém!! JESUS É O NOSSO SENHOR!!

Pati disse...

Olá,

Gostaria só de comentar que somos todos filhos do mesmo Deus, E ISSO NÃO É UMA GUERRA!não existe um ser na face dessa terra, que possa julgar quem foi, ou quem será salvo!Só a Deus, é devida a sabedoria de quem irá ou não se salvar..
Todos é o mesmo Deus, o mesmo Jesus aquele que morreu na cruz para nos salvar!

Agora outro ponto, que gostaria de ressaltar é a Igreja Católica Apóstólica Romana, nunca mensionou que as imagens eram para ser adoradas, e sim estão ali para lembrar das pessoas santas que passaram e deram exemplos de santidade, como o proprio Jesus!
E se muitos 'fiéis' são adoradores de imagens, não é justo que toda a igreja seja julgada por isso , e sim pelos adoradores por não se aprofundarem em sua propria religião e ir buscar a fundo o significado de imagens!
Da mesma forma que muitos 'protestantes' agem de forma como se fossem perfeitos, e só o Jesus deles é que salva!
Isso não é justo!!!! e nunca será.. e tenho a plena convicção de que nosso amado Deus, que fez o céu a terra, e o mar e tudo o que há nela, não se alegra nem um pouco em ver seus filhos brigarem por causa dele mesmo!sendo que deveriam se unir em uma só carne,em uma só alma e em um só espirito!
Quando Deus criou os 10 mandamentos e em um deles havia não julgareis!E é o que mais fazemso queridos irmãos, sem saber o que aconteceu de verdade lá atrás, julgamos os irmãos da igreja, a religião dele!PARA! somos filhos do mesmo pai! pelo amor de Deus!

Considerem o que Jesus disse: " Deus não habita em templos feitos por mãos humanas". Ou seja: Não existem denominações que sejam ' casa de Deus'.

Pedro iria se tornar 'casa espiritual' e seria edificado como tempo de Deus.(Pois ele ainda não era convertido e negou-o por três vezes.)

Quando Jesus se referiu a Pedro, não estava querendo dizer que ele seria o Papa de uma casa de tijolos.

Hoje, cada um de nós somos a 'igreja', somos a arca da aliança:Em nós há: O Sangue aspergido de Jesus, a vara Florescida (Nossos Frutos) e os mandamentos de Jesus.

Concluindo: Nós somos a igreja.Você é a Igreja. É em você que Jesus edifica o Seu altar e as portas do inferno não prevaleceram contra você!!!!

Abração.

Pati.

Anónimo disse...

o´la nelson,
eu queria só comentá aqui com vc
sobre a fato dos catolicos alegrar que a igreja catolica foi fundada por cristo, e que a igreja já tem mais de dois mil anos.
eu quero que vc fique sabendo
que Deus ele não aprova conduta de igreja e de ninguem.
veja quantos milagres Deus operou na epoca do exodo , os israelitas se conrronpem e Deus não aprovou a conduta deles , Deus aprovou josué e calebe .
um abraço.

Anónimo disse...

SOU CATOLICA PELO BATISMO MAS MINHA RELIGIÃO É TÃO SOMENTE DEUS OU SEJA MINHA FÉ NESTA FORÇA DIVINA E MARAVILHOSA QUE NOS PROTEGE QUANDO NELE CONFIAMOS .FICO INDIGNDA QUANDO LEIO UM ABSURDO DESTES QUE O PAPA DIZ QUE SO A CATOLICA É A VERDADEIRA,ELES ESTUDAM TANTO DEDICAM TODO O TEMPO PRA ISSO E NÃO SABEM MAIS QUE QUALQUER OUTRA PESSOA POIS DEUS É SABIO DEU INTELIGENCIA IGUAL PAA TODOS MAS DEVE SER OQ A CATOLICA VIVE NESTE MAR DE OURO E OS POBRES PASSANDO FOME QUE FÉ É ESSA DEUS NOS QUER FELIZ EM QUALQUER LUGAR E POR FAVOR DEUS QUER QUE VIVENCIAMOS A FÉ TDS OS DIAS E NÃO FICAR NESTA DISPUTA PORTATO DIGO COM CERTEZA QUE TODA FÉ FOI CRIAÇÃO DE DEUS E RELIGIÃO NENHUMA É MELHOR OU PIOR .FAÇA TD COM AMOR E TENHA BONS PENSAMENTOS SEJA CATIDOSO E AME A TDS COMO A SI MESMO E ISSO SIM É A VERDADEIRA RELIGIÃO.

Anónimo disse...

PODEMOS TDS NOS TM REALIZARMOS MILAGRES TDS OS DIAS PARA ISTO BASTA QUE CONFIE NO TEU DEUS COM FÉ INABALAVEL E QUNDO SE DIZ ER UM SEGUIDOR DE JESUS NADA MAIS É QUE VIVER COMO ELE VIVEU COM HUMILDADE E CARATER.A IGREJA CATULICA GOSTA E POR UM VÉU SOBRE SEUS FIÉI PARA MANTELOS SEMPRE DENTRO DA DOUTRINA E SENDO ASSIM ERRIQUECENDO MAIS AINDA AS CUSTAS DE OLHOS TAPADOS MEU DEUS QUANDO VAMOS ACORDAR É CHEGADA A HORA DE VIRAR AS MESAS OUTRA VEZ CHEGA DE TANTA DISCORDIA POIS O QUE VAI SOBRAR É SO A RELIGIOSIDADE E NÃO AS RELIGIÕES.

Anónimo disse...

Quem assinou nos estatutos de fundação da igreja catolica foi Jesus pra que os padres andem dizendo que foi Jesus o fundador dessa tal doutrina? Se foi Jesus então consta lá nos estatutos sua assinatura.

Anónimo disse...

Quem assinou nos estatutos de fundação da igreja catolica foi Jesus pra que os padres andem dizendo que foi Jesus o fundador dessa tal doutrina? Se foi Jesus então consta lá nos estatutos sua assinatura.

Anónimo disse...

Eu sou católico e tenho uma coisa pra te falar. Nós não adoramos imagens só veneramos, ta sua crentinha, vai conhecer a Bíblia pra depois falar da religião dos outros. Ou melhor nós conhecem a Bíblia melhor que vocês seus evangélicos hipócritas,por que a nossa Bíblia tem sete livros a mais e a de vocês tem sete livros a menos. Ou seja a "bíblia" de vocês é mentirosa. Ave Maria... Você que é católico complete essa oração

Free Photo Albums from Bravenet.comFree Photo Albums from Bravenet.com